Aquisição de leite cru sobe 14% no 3º trimestre, diz IBGE

O volume adquirido entre julho a setembro ficou praticamente estável (-0,3%) frente a igual período do ano passado, totalizando 6,26 bilhões de litros.

A Pesquisa Trimestral do Leite, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi publicada ontem, 12 de dezembro, com os dados referentes ao terceiro trimestre do ano. Os números dizem respeito ao volume captado pelos estabelecimentos com algum tipo de inspeção (municipal, estadual e/ou federal).

O volume adquirido entre julho a setembro ficou praticamente estável (-0,3%) frente a igual período do ano passado, totalizando 6,26 bilhões de litros.

No acumulado de janeiro a setembro a captação formal está 0,2% menor que igual período do ano passado.

Figura 1. Volume de leite adquirido em 2017 e 2018 no Brasil, em bilhões de litros.

Fonte: IBGE / Elaboração: Scot Consultoria – www.scotconsultoria.com.br

Segundo o Índice de Captação da Scot Consultoria, a produção de leite (média nacional) cresceu 3,9% em outubro, em relação ao mês anterior. Este foi o maior incremento este ano.

As chuvas, em bons volumes e mais regulares este ano, principalmente na região Sudeste e Centro Oeste, contribuíram para este cenário.

Para novembro, os dados parciais apontam para um crescimento de 1,5% na produção de matéria-prima (leite cru). O pico de produção está previsto para ocorrer em dezembro/18 no Brasil Central e região Sudeste.

Com esse cenário de maior crescimento no último trimestre do ano, a expectativa é que a produção em 2018 fique muito próxima ou ligeiramente maior que em 2017.

Fonte: Scot Consultoria

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM