Guia ajuda pecuaristas a avaliar melhor silagem para produção, desenvolvido pela USP em Piracicaba com parceiros da área, Guia da Forragem está disponível on-line e por aplicativo.
Com o objetivo de auxiliar técnicos e produtores a escolherem o híbrido ou a semente mais adequada para utilizar como silagem, foi desenvolvido o Guia da Forragem. A plataforma está disponível em site e aplicativo e foi lançada no dia 18 de maio de 2018, na Esalq/USP, em Piracicaba.
“Todos os anos são avaliados híbridos para produção de grãos e silagem no Estado de São Paulo. Agora, a proposta é revisitar e ampliar o projeto e fazer com que a informação chegue até a cadeia produtiva de forma mais ampla”, explica Laerte Cassoli, gerente do EsalqLab, laboratório de análise do Departamento de Zootecnia no qual está amparada a inciativa.
O Guia da Forragem foi criado com a colaboração de centros de experimentação localizados em diferentes regiões do Estado de São Paulo, responsáveis pela condução dos experimentos e coleta de dados.
Leia também
“As amostras são trazidas para Piracicaba e aqui saem os resultados da parte bromatológica. Junto com a parte agronômica, essas informações são disponibilizadas para técnicos e produtores”, explica o pesquisador do IAC/Apta, Aildson Duarte. Disponíveis on-line, os dados estarão ofertados de forma mais dinâmica. “A plataforma é mais prática via internet e todo produtor pode se beneficiar”, complementa Duarte.
O projeto é uma iniciativa da EsalqLab, do Departamento de Zootecnia da Esalq, Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e G12AGRO.
Na Esalq, a ação tem como coordenador o professor e diretor da unidade, Luiz Gustavo Nussio. “O Guia da Forragem é resultado de um trabalho histórico que envolve técnicos e pesquisadores de instituições como a Esalq, o IAC e Apta, que juntos trabalham de forma ininterrupta, proporcionando informações estratégicas em prol da nossa pecuária”, contou o professor na abertura da solenidade de lançamento da plataforma.
Gerente de pesquisa na G12Agro, uma das parceiras do projeto, Igor Quirrenbach é responsável pelos experimentos no Sul do País. “Mantemos contato estreito com o EsalqLab a partir da nossa estação experimental em Guarapuava. Assim podemos atender nossos clientes agricultores e pecuaristas, que utilizam as informações da plataforma. A vantagem para eles é poder selecionar com segurança as forrageiras, obtendo melhor produção de carne e leite. As forrageiras se adaptam conforme cada região, o que justifica a análise de forrageiras em todas as regiões do Brasil.”
Para a safra 2018/19, o projeto será ampliado com dois novos campos de avaliação, um em Pinhalzinho (Santa Catarina) e outro em Não me Toque (Rio Grande do Sul), em parceria com a Cooperativa Regional Itaipú e Cotrijal, respectivamente.
A partir das apresentações do funcionamento da plataforma, representantes do setor produtivo puderam validar a operacionalidade do produto. Um dos presentes, que gostou do que viu, foi o supervisor de desenvolvimento de produtos da KWS Sementes Ltda, Dimas Antonio Del Bosco Cardoso.
Leia também
- Novo inoculante promete ganho de 54% na produção de milho
- Ponto certo do corte do milho para silagem
- Milho hidropônico na alimentação do gado
“Temos, neste caso, uma ferramenta inovadora, pois não se trata de uma simples tabela de consulta, mas um artifício que possibilita o posicionamento de produtos a partir do cruzamento de informações. Certamente o Guia da Forragem ajudará produtores a avaliarem situações específicas inseridas na sua realidade, podendo, assim, potencializar seus índices de produtividade.”
Para conhecer e acessar a plataforma, acesse o site Guia da Forragem, ou o Google Play ou a Apple Store para download do App.