Após o calor intenso, chuva está prevista para este fim de semana: veja a previsão

Mudança no tempo, calor dá lugar a temporais e chuvas intensas em várias regiões do Brasil

A partir desta sexta-feira (24), o clima em boa parte do Brasil passa por transformações marcantes. Enquanto o Sul, Sudeste e Centro-Oeste se preparam para enfrentar tempestades, o Norte e o Nordeste também terão um volume significativo de chuva, influenciado pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Confira os detalhes para cada região do país.

Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Após dias de calor intenso, essas regiões devem vivenciar um aumento na frequência de tempestades. No Sul, o retorno das chuvas será marcado por ventos fortes, granizo e rajadas que podem atingir até 80 km/h. No sábado (25), uma frente fria se forma, trazendo risco de temporais para os três estados da região e também para São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Já no domingo (26), essa frente fria avança para o Sudeste, atingindo Minas Gerais e Espírito Santo, além de áreas do Centro-Oeste. O fenômeno conhecido como aquecimento adiabático, associado à presença de montanhas, explica o calor recorde da semana no Sudeste, mas agora o cenário deve mudar com chuvas e temperaturas mais amenas.

Norte e Nordeste

As regiões Norte e Nordeste também terão um fim de semana de muita chuva. Os estados mais afetados devem ser Amapá, norte do Pará, Maranhão, Acre, Amazonas, Rondônia e Tocantins. Porém, as pancadas devem ser mais localizadas, sem grande risco de tempestades severas.

A ZCIT, principal responsável pelas chuvas nessas regiões, continua influenciando o clima. Esse fenômeno ocorre quando ventos dos hemisférios Norte e Sul convergem próximo à Linha do Equador, formando extensas áreas de nebulosidade e precipitação.

Apesar do volume de chuva, os meteorologistas indicam uma leve queda nas temperaturas, trazendo um alívio para o calor extremo.

Região Nordeste

No Nordeste, além das chuvas no Maranhão, há previsão de pancadas isoladas em outros estados, especialmente em áreas litorâneas. A redução do calor será mais perceptível no final de semana, com temperaturas até 5°C mais baixas em algumas localidades.

Norte

Na região Norte, estados como Amazonas e Pará terão chuvas intensas e generalizadas. Apesar do alto volume, a previsão é de que as pancadas sejam esparsas, sem grandes estragos.

Alerta para o fim de semana

Em todas as regiões, o fim de semana exige atenção a possíveis alagamentos, quedas de árvores e outros impactos causados pelas chuvas e ventos fortes. A recomendação é acompanhar as atualizações meteorológicas e redobrar os cuidados em áreas mais vulneráveis.

Prepare o guarda-chuva, porque o clima promete mudanças significativas nos próximos dias!

Escrito por Compre Rural

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM