Após cancelar ida à Expointer, Fávaro recua e confirma presença na feira

Ministro da Agricultura havia cancelado ida ao Rio Grande do Sul alegando falta de aeronave da FAB, mas repercussão negativa provocou mudança na agenda.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, confirmou a visita à Expointer, feira agropecuária que acontece até domingo, 01, em Esteio, no Rio Grande do Sul. Em comunicado nas redes sociais na noite desta quinta, Fávaro disse que estará na Expointer nesta sexta, onde a presença dele é esperada para abertura oficial do evento, às 10h.

O ministro havia cancelado a viagem ao Rio Grande do Sul, alegando falta de aeronave disponível na Força Aérea Brasileira (FAB), conforme nota da Coluna do Estadão. Na noite desta quinta, a assessoria de Fávaro havia confirmado ao Agro Estadão que “não havia voo disponível na FAB e comercial, mas que talvez haveria uma aeronave e estavam aguardando a confirmação”. 

Biológicos: Liderança sustentável 

Mas cerca de uma hora depois, o ministro publicou um comunicado nas redes sociais. “As dificuldades técnicas apontadas já foram superadas de outra forma”, escreveu Fávaro, confirmando que estará na Expointer nesta sexta. Ele ainda reiterou o “respeito e admiração à FAB” e destacou que, apesar dos “contingenciamentos e cortes impostos, [a FAB] cumpre suas atribuições com arrojo e determinação em diversas regiões do Brasil”.

Agronegócio do Rio Grande do Sul espera anúncios

Os agricultores do Rio Grande do Sul, atingidos pelas enchentes de maio e por duas secas em anos anteriores, esperam o anúncio de medidas importantes, como a repactuação de dívidas e desnegativação para que possam acessar recursos do crédito rural. Essa última reivindicação foi aprovada no Congresso Nacional (PLN 25/2024) e segue para sanção presidencial.

O ministro da Agricultura vem prometendo fazer anúncios na Expointer. A declaração mais recente aconteceu em São Paulo, na última terça-feira, durante o 11º Congresso Brasileiro de Fertilizantes (CBFer). Na ocasião, Fávaro disse que a medida provisória repactuação das dívidas de produtores do Rio Grande do Sul com cooperativas e cerealistas seria substituída por uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) e que havia apenas “um único ponto de divergência dentro do governo”.

Mas a possibilidade da ausência ao estado provocou desgaste com o setor. Representantes das entidades esperam ter uma reunião com Fávaro após o evento. Além disso, o movimento SOS Agro RS mantém um piquete instalado na Expointer, para chamar a atenção ao que consideram descaso do governo federal com os agricultores. 

Fonte: Agro Estadão

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM