O Aplicativo facilita a rotina de inserção de dados sobre os rebanhos e conecta o criador com ferramentas que facilitam o melhoramento genético dos rebanhos
O Aplicativo do Sistema de Gerenciamento de Rebanhos, o SGR Mobile, foi desenvolvimento para o uso em celular ou tabletes com o objetivo de ajudar o produtor no gerenciamento e melhoramento genético de rebanhos. O Aplicativo facilita a rotina de inserção de dados sobre os rebanhos no campo e conecta o criador com ferramentas que facilitam a tomada de decisão para o melhoramento genético de seus rebanhos. O pesquisador Raimundo Lôbo, da Embrapa Caprinos e Ovinos, é o desenvolvedor do aplicativo.
Antes de baixar e usar o aplicativo, o produtor deve entrar no site srvgen.cnpc.embrapa.br/SGR, fazer o cadastro com as informações do seu rebanho e depois pode utilizá-lo no dia-a-dia, mesmo se estiver sem internet no campo.
O pesquisador, Raimundo Lôbo, explica: “a importância de uma rotina de estruturação zootécnica em uma propriedade se estabelece pelo fato de que – como qualquer exploração econômica – é importante você ter o fluxo de entrada e saída, e os materiais com os quais você trabalha. A matéria prima, a matriz produtiva de um rebanho são os animais, então, são essas matrizes produtivas que produzem a matéria prima que será comercializada, a carne, o leite, a pele, etc., então a estruturação zootécnica permite que você tenha todo um controle dos seus animais, todas as informações. Permite uma exploração racional e eficiente; te faz se antecipar nas situações que poderiam vi a ser algum problema.
“Registros importantes como animais nascidos, pesos, desmame, quantidade de crias nos partos, tudo é adicionado no aplicativo, e quando o produtor se conecta à internet, os dados são colocados em rede”, acrescenta o pesquisador.
O SGR Mobile tem um conjunto de ferramentas dinâmicas e é um grande facilitador da coleta, armazenamento e o uso das informações mais importantes para os produtores. “São informações seguras e de fácil acesso, que trazem uma modernização para a vida do homem do campo”, finaliza.