O BovSan é resultado de um projeto de pesquisa do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária, da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul.
Mais um aplicativo para dispositivos móveis vem para auxiliar na produção de bovinos de corte, desta vez voltado para a saúde reprodutiva dos rebanhos.
O BovSan está disponível para download gratuito (clique AQUI), roda em aparelhos com a plataforma Android e conta com versões em português e inglês.
O BovSan é resultado de um projeto de pesquisa do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), para o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas aplicadas na área de produção de bovinos de corte.
O grupo já conta com outro aplicativo disponível, o BovCria.
De acordo com a coordenadora do projeto de pesquisa, Adriana Tarouco, o objetivo do BovSan é trazer um conteúdo acessível, didático e ágil voltado à saúde reprodutiva bovina, tendo como público-alvo estudantes de Ciências Agrárias, pesquisadores e produtores rurais.
“No aplicativo, encontram-se informações sobre diagnóstico, tratamento e profilaxia das principais doenças bacterianas, víricas e protozoárias que afetam a saúde reprodutiva, resultando em prejuízo ao desempenho e produtividade dos rebanhos bovinos. Também há medidas de profilaxia (calendário sanitário), curiosidades e tabelas informativas para o diagnóstico diferencial das principais doenças”, detalha.
- Vaca Nelore Carina FIV do Kado bate recorde mundial de valorização
- ‘Boicote ao boicote’: cadeia produtiva de bovinos quer deixar o Carrefour sem carne
- Jonh Deere enfrenta possíveis tarifas com sólida estratégia, diz CEO
- Maior refinaria de açúcar do mundo terá fábrica no Brasil para processar 14 milhões de t/ano
- Pecuarista é condenado a 3 anos de prisão por matar mais de 100 pinguins na Argentina
Além de Adriana, compõem a equipe de criação do aplicativo: a bolsista de Iniciação Tecnológica Gabriela de Meneses Pinto, a pesquisadora Lissandra Souto Cavalli e o estagiário Alexsandro Vargas de Ávila.
Fonte: Ascom Seapdr / Governo do RS
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.