Serão admitidos os exemplares das 08 às 22 horas até a próxima sexta-feira (26), e eles serão recepcionados pela equipe da Defesa Sanitária da Seapdr.
Os animais de argola (que participam dos julgamentos) começam a chegar para participar da 45ª Expointer nesta segunda-feira (22). O portão 8 do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), será aberto às 08 horas, com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Velho Lopes.
Serão admitidos os exemplares das 08 às 22 horas até a próxima sexta-feira (26), e eles serão recepcionados pela equipe da Defesa Sanitária Animal da Seapdr. Nos demais dias podem entrar os animais rústicos, que participam de provas e leilões.
O zootecnista responsável pelo Serviço de Exposições e Feiras da Seapdr e comissário-geral da Exposição de Animais da Expointer, Pablo Charão, solicita que os produtores observem as exigências sanitárias exigidas para cada espécie de animal.
“É necessário que façam uma revisão em seus animais antes, para que eles não venham com ectoparasitas ou com sintomas de doenças infectocontagiosas”.
A diretora do Departamento de Defesa e Vigilância Sanitária Animal da Secretaria, Rosane Collares, lembra que deverão ser apresentadas as Guias de Trânsito Animal (GTAs) e demais documentos zoossanitários e fiscais, conforme prevê a legislação.
Destaca que os animais serão inspecionados clinicamente, identificados e terão os documentos sanitários verificados pela Equipe Sanitária do turno, dentro da área de desembarque.
Os resultados de testes diagnósticos, exames laboratoriais e atestados de vacinações para os animais participantes do evento não poderão ter seu prazo de validade expirado antes de 6 de setembro de 2022.
Para os animais procedentes de outros países haverá exigência do cumprimento da legislação federal pertinente. Será permitida a participação somente de bovinos ou bubalinos provenientes de áreas com reconhecimento internacional de livre de febre aftosa sem vacinação.
- ‘Boicote ao boicote’: cadeia produtiva de bovinos quer deixar o Carrefour sem carne
- Jonh Deere enfrenta possíveis tarifas com sólida estratégia, diz CEO
- Maior refinaria de açúcar do mundo terá fábrica no Brasil para processar 14 milhões de t/ano
- Pecuarista é condenado a 3 anos de prisão por matar mais de 100 pinguins na Argentina
- Nova CNH em 2025 só para carros automáticos? Entenda
As informações sanitárias a respeito de cada espécie de animal estão disponíveis em www.expointer.rs.gov.br/regulamentos.
Fonte: Assessoria de Comunicação