O novo presidente da Associação Brasileira de Angus e Ultrablack, José Paulo Cairoli, substitui Mariana Tellechea, que encerra seu mandato do período de 2023/2024.
A Associação Brasileira de Angus e Ultrablack definiu nesta quinta-feira (5), em reunião do conselho, sua nova diretoria para o biênio 2025-26. O novo presidente da associação será o criador José Paulo Cairoli, que substitui Mariana Tellechea, que encerra seu mandato do período de 2023/2024.
Com uma gestão voltada ao criador de Angus e Ultrablack, Cairoli anunciou na noite desta quinta, durante o jantar de confraternização da raça, que a associação terá uma sede própria em Uruguaiana.
O novo presidente relembra que os primeiros encontros dos criadores de Angus aconteceram nos anos de 1960, em Uruguaiana. Desse grupo, nasceu a então Associação Brasileira de Aberdeen-Angus em assembleia no Hotel Glória, em 20 de setembro de 1963. Na ocasião, Uruguaiana foi escolhida para sediar a associação, uma vez que o município concentrava o maior número de criadores e lá ficou durante 34 anos.
“A Angus está totalmente ligada à Uruguaiana. Ali a entidade nasceu, desenvolveu-se e, nela, prosperaram algumas das grandes realizações que fazem da raça esta força da pecuária brasileira”, disse, em nota, o novo presidente, que assume a entidade em janeiro próximo.
José Paulo Cairoli, ex vice-governador do Rio Grande do Sul, é proprietário da Reconquista Agropecuária, onde atua há mais de quarenta anos como produtor de soja e criador de angus e de cavalos crioulos, sendo 11 vezes campeão do ranking nacional de criadores e exposições da raça.
Presidiu a Associação Brasileira de Angus em dois mandatos, entre 2004 e 2008. Sua gestão se destacou por importantes transformações, como a exigência da tosa dos animais para os julgamentos, o que foi uma mudança relevante no padrão racial do Angus.
Cairoli implementou ainda a necessidade de tipagem sanguínea de todos os animais campeões das exposições e ainda foi responsável pela expansão do Programa Carne Angus para o centro do país, com a inclusão de novos frigoríficos.
Fonte: ABA
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Quais as perspectivas e projeções para a soja no fim do ano?
A expectativa é que os negócios permaneçam esvaziados até o início de janeiro, com poucos volumes sendo comercializados
Continue Reading Quais as perspectivas e projeções para a soja no fim do ano?
Commodities: Bolsa de Londres permanece fechada em razão do Boxing Day
São Paulo, 26 – Os contratos futuros de commodities agrícolas negociados Bolsa de Londres (ICE Futures Europe) não abrem nesta quinta-feira, em virtude do feriado de Boxing Day, celebrado após o Natal.
Continue Reading Commodities: Bolsa de Londres permanece fechada em razão do Boxing Day
Pecuarista cria o maior e mais agressivo gado do mundo, conheça a raça
Já pensou criar animais que superam dois metros de altura e pesam mais de 1,5 toneladas? Conheça a raça Chianina, sua origem histórica, características impressionantes e os desafios enfrentados por criadores na Itália.
Continue Reading Pecuarista cria o maior e mais agressivo gado do mundo, conheça a raça
Ibama e Exército fiscalizam 2 mil hectares no Pampa em área de recuperação ambiental
Áreas fiscalizadas pelo Ibama e Exército, cerca de 2 mil hectares em recuperação ambiental no Pampa gaúcho, haviam sofrido degradação pelo uso inadequado do solo;
Chuvas com raios atingem o Brasil, enquanto sol predomina no Sul e Sudeste
Enquanto o norte, leste e sul enfrentam chuvas fortes acompanhadas de raios, outras regiões, como o Rio Grande do Sul e o Espírito Santo, desfrutam de dias ensolarados e secos
Continue Reading Chuvas com raios atingem o Brasil, enquanto sol predomina no Sul e Sudeste
Quebra de safra e queda de preços impactam exportações de soja e milho, aponta Conab
As exportações de soja e milho do Brasil apresentaram resultados distintos em novembro de 2024, de acordo com a Conab.