O Brasil está na fase inicial da colheita da nova safra, mas terminou o ano passado com estoques maiores após uma produção recorde.
A exportação de soja do Brasil em janeiro foi estimada nesta terça-feira em 3,23 milhões de toneladas, cerca de 500 mil toneladas abaixo da projeção da semana anterior, mas ainda assim o nível será recorde para o primeiro mês do ano, apontou a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).
Os embarques do maior produtor e exportador global de soja vão quase triplicar na comparação com o ano passado em meio à perspectiva de uma colheita recorde.
O recorde anterior havia sido registrado em janeiro de 2024, com 2,4 milhões de toneladas, segundo a Anec.
No ano passado, quando os estoques de passagem foram menores, os embarques em janeiro somaram 1,12 milhão de toneladas.
O Brasil está na fase inicial da colheita da nova safra, mas terminou o ano passado com estoques maiores após uma produção recorde.
O crescimento de embarques acontece diante de expectativas de um novo recorde produtivo, em momento em que o Brasil tem vantagens de preços em relação aos Estados Unidos, contando com a firme demanda da China, segundo especialistas disseram à Reuters.
A exportação de farelo de soja do Brasil deve alcançar 1,78 milhão de toneladas em janeiro, ante 1,82 milhão na previsão da semana anterior. No ano passado, neste mês, os embarques somaram 1,64 milhão de toneladas.
Já a exportação de milho foi prevista em 3,39 milhões de toneladas em janeiro, com leve baixa ante a semana anterior, mas ainda um crescimento de mais de 200 mil toneladas na comparação anual.
Fonte: Reuters
VEJA TAMBÉM:
- Exportações da piscicultura nacional se mantêm estáveis, mesmo com tarifaço dos Estados Unidos
- Exportações chinesas de fosfatados caem ao menor nível desde 2013
- Exportação agrícola argentina atinge recorde de 115,4 milhões de t em 2025
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.