Anec estima alta na exportação de soja do Brasil em fevereiro, mas alerta para chuvas

A programação de navios para fevereiro nos portos brasileiros aponta uma estimativa de 11,2 milhões de toneladas, número que poderá passar por revisões ao longo do período.

A exportação de soja do Brasil foi estimada em 9,77 milhões de toneladas em fevereiro, o que seria um leve crescimento ante o volume do mesmo mês do ano passado, de acordo com projeção da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), que fez um alerta de que chuvas podem alterar as previsões ao longo do período.

Em fevereiro de 2024, o Brasil exportou 9,60 milhões de toneladas, segundo a Anec. O mês marca o início efetivo da exportação da nova safra, cuja colheita está atrasada em meio a chuvas em Mato Grosso, principal produtor.

Inoculantes aplicados no tratamento de sementes beneficiam a produção agrícola

“A alta frequência de chuvas tem atrasado a colheita em parte do país. No Mato Grosso, as precipitações recorrentes dificultam os trabalhos no campo e impactam a qualidade dos grãos colhidos”, afirmou a Anec, em relatório.

“Além disso, a logística é comprometida, uma vez que o escoamento da safra ocorre, em muitos casos, por estradas não pavimentadas, que ficam em condições inviáveis para manter um bom fluxo de transporte”, acrescentou.

A programação de navios para fevereiro nos portos brasileiros aponta uma estimativa de 11,2 milhões de toneladas, número que poderá passar por revisões ao longo do período. Nem todo volume previsto no “line-up” costuma ser embarcado.

“Do ponto de vista prático da exportação, essas chuvas frequentes não afetam somente a nossa produção, mas comprometem o tempo de operação de carregamento de navios nos portos afetados, o que pode reduzir o volume embarcado ao longo do mês”, afirmou a associação.

Os porões dos navios são fechados e os embarques interrompidos, quando chove.

Fonte: Reuters

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM