ANC reconhece criatórios com o prêmio Difusão Genética Nacional 2023 na Expointer

Na raça Angus, a Fazenda Angus Rio da Paz, de Antônio Zancanaro, de Cascavel (PR), levou o prêmio entre os machos e as fêmeas.

A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) reconheceu, na noite desta segunda-feira (28/8), propriedades das raças Angus, Braford, Brangus, Canchim, Charolês, Devon, Hereford e Ultrablack com o prêmio Difusão Genética Nacional 2023. O mérito, entregue durante a Noite do Assado 1% no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), foi concedido a 15 criatórios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. “A genética nacional tem se destacado cada vez mais por sua qualidade graças ao trabalho encabeçado por pecuaristas como esses, focados na produção de animais superiores”, afirma o presidente da entidade, Joaquin Villegas. A distinção é concedida às cabanhas criadoras do animal cujos filhos nascidos na geração 2021, com avaliação própria, obtiverem a maior soma de Índice Final no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo).

Na raça Angus,  a Fazenda Angus Rio da Paz, de Antônio Zancanaro, de Cascavel (PR), levou o prêmio entre os machos e as fêmeas. O mérito veio, nos machos, com o touro Aksal Regard da Rio da Paz TE, que finalizou com 1383,0559 no índice somado dos filhos. O animal é contratado pela Alta Genetics. Já nas fêmeas, a conquista foi em conjunto com a Fazenda Angus da Limeira, de Pinhão (PR). A Emi 2 da Rio da Paz, do criador Antônio Zancanaro e de propriedade de Gisele Remlinger Fernandes, somou o valor de 585,829.

O vencedor na raça Braford foi o touro São Luis 38-C361, da Cabanha Pedro Surreaux, de Jarbas Arraes Pereira, de Uruguaiana (RS), que chegou a 333,8989. O exemplar está em coleta de sêmen na Cort. Nas fêmeas, destacou-se Camila M11, da Cabanha Santa Camila, de Manoel Francisco Zirbes Rodrigues, de Alegrete (RS), com índice somado dos filhos de 142,3121.

Na raça Brangus, o touro que saiu vencedor pertence a Ladislau Lancsarics, da Agrícola Anamélia LTDA, de Martinópolis (SP). Contratado pela Renascer, o animal Anamélia FIV 189K somou 2130,7708. A fêmea campeã foi a Brangus 17296 da Ave Maria, com 313,7472. A vaca da Fazenda Ave Maria, de Suc. Manoel Antônio Valle Palmeiro, de São Borja, (RS), é de propriedade da Agropecuária Progresso do Tarumã, de Márcio Sudati Rodrigues, de São Francisco de Assis (RS).

O reprodutor que venceu na raça Canchim foi o Works da Itamari, da Itamarati, de Luiz Carlos Dias Fernandes, de Paulistânia (SP). O animal, que pertence a Fazenda Santo Antônio – Canchim Ilma, de Irineu Lopes Machado, de Angatuba (SP), alcançou o valor de 343,7026. A fêmea de destaque foi a W-2141 S.J, da Fazenda São Joaquim, de Julio Silvestre de Lima, de Carvalhos (MG). Com 53,6535 na soma do índice final, a vaca também pertence ao criador Irineu Lopes Machado.  

Em coleta de sêmen na Alta Genetics, o touro Jotabê 5579 BR sagrou-se na raça Charolês. O reprodutor da Charolês Figueira, de André Berta, de Arambaré (RS), atingiu 619,6259. Nas fêmeas, a vitória ficou com a Tarumã 1094 #, da Cabanha Tarumã JHBD, de Júlia Helena Berta Dorneles, de Camaquã (RS). Ela somou 113,0136.

Na raça Devon, a Cabanha Saudade, de José Carlos Assis Brasil Senna, de São Gabriel (RS), saiu vencedora com o touro Saudade Merlot Quartzo 05280. O animal que pertence a Cabanha Potreiro Velho, de Cirano Vieira Marques, de São Luiz Gonzaga (RS), alcançou 344,6253 e é contratado pela Renascer. A fêmea que evidenciou-se foi a Beta da Entre Rios 48, da Fazenda Entre Rios, de Isidoro José Brancher Neto, de Joaçaba (SC). O exemplar que é propriedade da Fazenda Sonho e Realidade, de Wanderley Berté, de Água Doce (SC), teve somatório de 96,1023.

Na raça Hereford, quem levou o prêmio foi o reprodutor Topass Astro 79, da Cabanha Touro Passo, de Ricardo Pereira Duarte, de Uruguaiana (RS), com 444,3455 de índice somado dos filhos. Já nas fêmeas, o mérito ficou com a Carol da Ilha, da Ilha BD Agropastoril LTDA ME, da Fazenda da Ilha, de Santa Cecília (SC), que teve valor de 72,4102. Ela é de propriedade da Fazenda Sonho e Realidade, de Wanderley Berté, de Água Doce (SC).

Na raça Ultrablack, a Tradição Azul, de Paulina Macedo Linhares, de Quaraí (RS), venceu com o touro Tradição Azul Lotus 008. O animal, contratado pela Solução Genética, alcançou 82,4104 no somatório. Nas fêmeas, a Fazenda Renascença, de Nelson Antônio Serpa, de Vargem (SC), levou o prêmio com a vaca Renascença UT22. Ela atingiu o valor de 32,9048.

A ANC

A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) é uma entidade sem fins econômicos responsável pela coleta, estruturação e manutenção da base de dados formadora do Arquivo Zootécnico Nacional de várias raças bovinas de origem europeia e suas cruzas, por delegação do Ministério da Agricultura. A ANC conta com o patrocínio da Supra em 2023 e da Parceria Leilões na Noite do Assado 1%. 

Fonte: Herdbook

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM