Irineu Santos da Silva tentou produzir 4 culturas diferentes e não teve sucesso. Mas uma ovelha perdia na mata mudou o rumo da propriedade.
Irineu Santos da Silva está há quase 30 anos no campo e sabe como é importante estar constantemente atualizado, com qualificação. Aos 81 anos de idade, o produtor rural se aperfeiçoa com os cursos do Senar/MS e recebe orientações pela Assistência Técnica e Gerencial para melhorar a produtividade de ovinos, que começou com uma ovelha perdida.
Irineu é nascido e criado em Ribas do Rio Pardo. Ao se aposentar, em 1994, resolveu comprar uma propriedade rural para ter uma vida tranquila no campo. O que ele não imaginava, é que teria muito trabalho pela frente, com resultados prazerosos.
Experimentou a produção de 4 culturas diferentes que não progrediram por falta de conhecimento. “Comecei com abacaxi, não deu certo. Mandioca e milho também não foram para frente. Depois tentei a produção de leite, mas não conseguia vender os produtos.”, lembra Irineu.
A ovinocultura surgiu de maneira inusitada. “Um dia estava andando no mato e achei uma ovelhinha. Trouxe para casa, comecei a cuidar como um bichinho de estimação da família. Daquele dia em diante, eu me apaixonei pela criação de ovinos”, conta.
E foi assim que uma ovelha perdida, ganhou o nome de ‘Neguinha’ e fez Irineu se encontrar. Com a ovelha de estimação, ele foi adquirindo mais animais. Chegou a sessenta, quando descobriu os cursos gratuitos do Senar/MS.
“Eu fiz curso de silagem, feno, manejo de carneiros… além da Assistência Técnica e Gerencial que me proporciona a visita da Giovana todo mês. Antes, eu só pensava em quantidade, mas aprendi que preciso focar na qualidade. Hoje, diminui o número de animais, mas a produtividade aumentou, graças ao apoio do Senar/MS”, explica.
Giovanna Fátima Borges é a técnica de campo que atende a propriedade em Ribas do Rio Pardo e já vê uma grande evolução na produção de ovinos do Irineu. “A gente chegou, viu quais eram os gargalos da propriedade e trabalhou neles. Melhoramos o pasto e tem silagem e feno de sobra para os animais, até mesmo para comercialização”, conta a técnica de campo.
Aos 81 anos, Irineu é pura disposição e sonhos. Ele quer aumentar a produção de ovinos da propriedade e buscar mais conhecimento. E isso é possível com o Senar/MS. Procure o sindicato rural do seu município e confira os cursos e Assistência Técnica e Gerencial disponíveis em várias culturas. Os serviços são gratuitos!
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.