American Angus Association publica nova DEP de Pelechamento, com alto impacto sobre tolerância ao calor; dado será de grande relevância para o Brasil.
A American Angus Association (AAA) divulgou o seu primeiro relatório de pesquisa sobre a seleção para pelechamento – a adaptação da pelagem da raça Angus às estações climáticas, em que os animais perdem, no verão, os pelos adquiridos no decorrer das épocas mais frias.
No início do verão, o pelechamento (queda de pelo grosso de inverno) é um indicador de tolerância ao calor e à intoxicação de Festuca (comum nos EUA). O pelechamento é avaliado num escore visual de 1 a 5, em que 5 é totalmente coberto de pelo de inverno (pelo grosso, comprido) e 1 é completamente pelechado (pelo liso, curto).
- Dicas de touros Brangus para a estação de monta
- Consolidação: Raça Brangus cresce no Mato Grosso
- Brangus: Raça sintética que está conquistando o Brasil
- Conheça o Touro Brangus líder do Sumário Natura
Embora exista uma certa variabilidade de pelechamento entre indivíduos, o gado tende a pelechar da parte da frente para trás e de cima para baixo. Assim, o escore 5 indica um animal 0% pelechado. Já o escore visual 4 diz respeito a um animal 25% pelechado, que já perdeu seu pelo de inverno ao redor da cabeça e pescoço. O escore 3 (50% pelechado) revela um touro que perdeu, também, o pelo grosso do lombo e peito. Um animal com a nota 2 (75% pelechado) normalmente tem pelo grosso somente no vazio, ao redor da barriga e, por fim, a nota 1 indica um touro 100% pelechado.
O documento destaca que o pelechamento tem uma herdabilidade de .42, ou seja, trata-se de uma característica com capacidade moderada de transmissão para gerações subsequentes – semelhante à herdabilidade do peso ao desmame e marmoreio da carne.
- Melhoramento Genético:
- Como escolher touros que serão usados na vacada, dicas essenciais
- Investir em genética é segredo de lucro na pecuária
- Vaca Nelore: Sem reposição não há cruzamento
- Importância de seleção e melhoramento genético na pecuária
- IATF: cuidados com o sêmen congelado
- Além de Angus com vacada Nelore, qual outra raça utilizar?
- Qual melhor opção: Nelore ou gado cruzado?
- Saiba tudo sobre Melhoramento Genético em Bovinos
“Os animais que pelecham mais rápido são os mais adaptados ao clima quente e, por isso, são os mais produtivos. Os animais precisam perder o excesso de pelo com a maior rapidez possível quando chega a primavera/verão. A partir daí, percebemos a importância dessa característica para a raça Angus. Vale ressaltar que, no cruzamento industrial, animais mais ‘peludos’ também não são bem aceitos, pois não se adaptam ao calor e, consequentemente, ganham menos peso, menor produtividade. É uma característica importante, então, tanto para rebanhos puros quanto para o cruzamento industrial”, explica o gerente Produto e Projetos Corte Europeu da ABS, Marcelo Selistre.
O relatório, realizado com base em dados reais de produtores dos Estados Unidos, por meio de projetos da Universidade Estadual do Mississippi, Universidade Estadual da Carolina do Norte e Universidade do Missouri, revela as fases ainda iniciais de uma pesquisa que ainda será continuada, e é importante lembrar que o pelechamento não tem valor universal ou aplicabilidade em todos os ambientes. No entanto, trata-se de uma característica que complementa a adaptabilidade materna.
- Veja o touro que surpreendeu à todos!
- Touro Nelore valoriza e chega a quase R$ 2 milhões
- 60% dos pecuaristas em atividade vão desaparecer em 20 anos
- Cota de touro Nelore é vendida por mais de R$ 1 milhão
- Raçador Backup: Touro Nelore nos deixou há três anos
- TOP 10: Melhores Touros Nelore de 2018
“Por ser uma característica nova, são necessários touros de alta acurácia para que se qualifiquem para a lista de pesquisa de DEP. A maioria dos animais incluídos é composta por touros mais antigos, que não estão mais disponíveis no mercado. A média da raça para essa DEP é de +.53; assim, touros com DEPs menores que esse valor são considerados melhoradores para este quesito”, descreve Selistre.
Entre os touros Angus com genética ABS que se destacam para a transmissão do pelechamento, estão Special Focus, Pioneer Wave, Homestead, Consensus 7229, Final Product, Southside, Emblazon 999, Image Maker, Tour of Duty e Up River.
Sob a perspectiva de linhagem, o relatório ainda evidencia o potencial para touros bem conhecidos da ABS, como afirma o gerente de Produto Corte da ABS Global, Doug Frank.
“Tivemos um feedback muito positivo sobre o Hickok, filho do Consensus 7229, bem como o Magnitude, filho do Southside e neto do Extra K205, ambos com classificações muito boas, e, por fim, o Inertia, neto de GAR Progress e GAR Prophet, que também apresentam boas DEPs para pelechamento”, conclui Doug.