Alunos da Fundação Rogê visitam sede da ABS Pecplan

Durante a manhã de quinta-feira (17), os estudantes assistiram a palestras da equipe da empresa e fizeram um tour pela maior central de biotecnologia do mundo.

Na manhã desta quinta-feira (17), um grupo de 35 alunos do curso técnico de Agropecuária da Fundação Rogê visitou a sede da ABS, em Uberaba (MG). A ação faz parte do projeto desenvolvido entre as duas entidades em prol da formação dos futuros profissionais do setor.

A visita contou com uma programação rica. Primeiro, os estudantes, que vieram da região de Delfim Moreira, no sul de Minas Gerais, foram recebidos pelo consultor técnico do GMS, Urbano Fajardo, que ministrou uma palestra sobre o funcionamento da ABS e a sua missão no mercado da genética bovina. Em seguida, os alunos assistiram à palestra do gerente de pecuária Adolfo Ferreira, que falou sobre os produtos disponibilizados pela empresa.

“Para a ABS, o projeto realizado com a fundação é uma oportunidade de contribuir para a formação dos alunos e, para os próprios estudantes, é uma forma de adquirirem conhecimento em primeira mão, já que eles podem ver de perto o que realmente fazemos diariamente”, comenta Urbano.

Foto: Divulgação

Para Adolfo, a visita permite oferecer um retrato completo das atividades promovidas pela ABS. “Eles se mostraram bastante interessados em todas as fases do processo, desde a coleta do sêmen até o seu processamento nos laboratórios. É conhecimento que eles poderão aplicar nos seus próprios negócios, no futuro”, destaca.

Após as palestras, o grupo seguiu em uma visita guiada pela central de touros da empresa, onde tiveram a oportunidade de presenciar o processo de coleta de material genético. Na sequência, os alunos foram recebidos nos laboratórios de sêmen convencional e da genética sexada Sexcel, onde aprenderam sobre as tecnologias inovadoras da ABS.

Para os alunos, a visita ofereceu diversos aprendizados valiosos que completam os conteúdos abordados em sala de aula. É o que diz o estudante Daniel de Sá Policarpo.

“O nosso curso é focado na pecuária leiteira, por isso é muito proveitoso aprender mais sobre a genética sexada, por exemplo. Para se ter um rebanho produtivo, é essencial saber sobre a tecnologia”, avalia.

Outra aluna, Lidiane Aparecida de Almeida, ficou impressionada com o nível técnico da equipe ABS. “Conheci profissionais excelentes, que tiraram as nossas dúvidas e nos ensinaram muito sobre o melhoramento genético. Foi uma experiência muito gratificante”, comemora. 

O grupo de alunos foi acompanhado pelos professores de Melhoramento Genético, Reprodução e Cria e Recria, Bruno Guimarães Salomão, e de Nutrição Animal, Tainá Bortoletti. Para eles, os exemplos práticos demonstrados no decorrer da visita são muito importantes para a formação acadêmica dos jovens.

“É um aprendizado muito importante, já que enfatiza os processos diários realizados nas fazendas e quais são os procedimentos, desafios e metas enfrentados pelos produtores no mundo real”, ressalta Bruno. Da mesma forma, a professora Tainá salienta a utilidade dos assuntos tratados.

“Muitos dos nossos alunos vêm de famílias muito ligadas à pecuária, e a visita proporcionou uma visão ampla sobre o potencial de melhoramento genético dos seus rebanhos. Isso é muito positivo”, considera.

Depois da visita à ABS, os estudantes seguiram viagem para o Parque Fernando Costa, em Uberaba, para conhecerem a sede da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). Amanhã (sexta-feira, 18), os alunos serão novamente acompanhados pela equipe da ABS durante uma visita à Fazenda Canto Porto.

As visitas à ABS pela Fundação Rogê são realizadas anualmente, e o projeto firmado entre as duas entidades também envolve outras ações, como o Dia de Leite, encontro realizado na Fundação Rogê que reúne estudantes e especialistas do setor leiteiro para discussões pertinentes sobre o futuro da bovinocultura.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM