Alta previsão de queda de temperatura nos próximos dias; confira onde

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma semana de fortes chuvas e queda de temperatura está prevista para atingir grande parte do país; confira a previsão do tempo

Preparem os guarda-chuvas e os casacos, pois uma mudança significativa no clima está a caminho do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma semana de fortes chuvas e queda de temperatura está prevista para atingir grande parte do país.

A partir de quarta-feira (20), a massa de ar quente que estava sobre o Brasil começará a perder força, abrindo caminho para um sistema frontal que trará consigo chuvas e temperaturas mais amenas. As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste serão as mais afetadas pelas chuvas, com acumulados que podem ultrapassar os 100 mm em algumas áreas.

Região Norte: A partir de quarta-feira (20), a massa de ar quente que estava sobre o Brasil começará a perder força, trazendo consigo chuvas volumosas. Estados como Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins devem se preparar para os maiores volumes de chuva.

Região Nordeste: No Nordeste, a atenção está voltada para Maranhão, Piauí e Ceará, onde também são esperadas chuvas intensas. O centro-norte e o litoral leste podem experimentar chuvas fortes, que podem superar 90 mm.

Região Centro-Oeste: Mato Grosso e Goiás devem ser os mais impactados pelas precipitações. Pancadas de chuva localmente fortes são esperadas nessas áreas, com volumes acima de 80 mm.

Região Sul: Embora temporais isolados também estejam previstos para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a preocupação maior estará nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No Sul, as chuvas serão irregulares, com acumulados em torno de 50 mm.

Além das chuvas, uma queda acentuada na temperatura também está prevista. Embora o início da semana seja marcado por calor em grande parte do país, a partir de quarta-feira as temperaturas começarão a cair gradualmente.

Na quinta-feira (21), ainda serão registradas temperaturas máximas elevadas em grande parte do território, mas o Rio Grande do Sul e Santa Catarina já sentirão os efeitos do ar mais frio, com máximas abaixo de 28°C. A partir de sexta-feira (22), a queda de temperatura se intensificará, especialmente na Região Sul, onde as mínimas podem chegar a 10°C em algumas áreas de altitude.

Em Minas Gerais e São Paulo, as temperaturas mínimas também devem despencar, ficando abaixo dos 20°C. Diante desse cenário, é importante que a população esteja atenta aos avisos meteorológicos e tome as precauções necessárias para lidar com as condições climáticas adversas que se aproximam.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM