Disponíveis como colar ou brinco auricular, sistema monitora informações sobre saúde, reprodução, nutrição e bem-estar dos animais, permitindo uma gestão mais eficiente do rebanho com precisão
Trata-se de uma sofisticada solução de monitoramento de vacas que fornece informações sobre o status de saúde, reprodutivo, nutricional, estresse térmico e bem-estar de vacas e grupos individuais, para um gerenciamento mais produtivo. As informações sobre os animais ficam disponíveis em diversos dispositivos (PC, celular, tablet ou painel dedicado especialmente para essa finalidade). Além do colar de monitoramento (cSense), o sistema agora também está disponível no formato de brinco auricular, chamado “eSense”. Muito leves e duráveis, os brincos auriculares são rápidos e simples de instalar e são projetadas especificamente para uma alta taxa de retenção. Proporcionam um alto retorno do investimento, com baixo custo de instalação.
O sistema oferece também flexibilidade de modelo de negócio, com opções de níveis de aplicação (Starter, Advanced ou Premium) e compatibilidade com vários dispositivos (PC, celular, tablet ou painel exclusivo) para acessar toda a gama de funcionalidades, recursos e relatórios. Todas as opções podem ser expandidas ou alteradas para atender às necessidades conforme a evolução.
“Somos capazes de ajudar o produtor a trabalhar de uma forma eficiente, fácil e inteligente. Toda a bagagem no desenvolvimento de sistemas de monitoramento usados mundialmente nos permite contribuir com um pacote de opções de monitoramento para diferentes sistemas de gestão. Seguimos inovando e lançamos no ao Brasil eSense e cSense, que são soluções fáceis e flexíveis, nas quais o produtor pode escolher desde se quer colocar colar ou brinco nos animais, a até mesmo optar por quais dados ele deseja que gerem relatórios. Possibilita ao produtor saber o que as vacas estão sentindo e ter um universo de informações sobre o rebanho em mãos através dos mais diversos dispositivos”, explica o médico veterinário Luciano Lobo, gerente de monitoramento da Allflex para a América Latina.
Os sistemas de monitoramento da Allflex, tanto colar quanto brinco, captam sinais de atividade, ruminação e ofegação da vaca, enviados automaticamente a um software de gestão. Os dados podem identificar aspectos como cio, melhor horário para inseminação, possíveis problemas de saúde e estado de estresse calórico, entre outros. A gestão individual dos animais permite a tomada de decisão rápida e precisa, como por exemplo: detecção de cio, encurtar o intervalo entre partos, tratamento de saúde e emissão de alerta em caso de partos difíceis. O monitoramento dos animais pode ajudar o produtor a identificar problemas e tratar animais da forma e no tempo corretos, melhorando índices reprodutivos, de sanidade e, consequentemente, os resultados financeiros da propriedade.
Vacas do Torneio Leiteiro da Agroleite monitoradas
Para demonstrar essa nova tecnologia ao público do Agroleite, as vacas participantes do Torneio Leiteiro estarão equipadas com o colar de monitoramento e os dados dos animais estarão disponíveis em painéis localizados no recinto da competição e no estande da Allflex no evento.
“Quem estiver no Agroleite poderá acompanhar em tempo real os dados monitorados das vacas que participam do Torneio Leiteiro em relação à ruminação, cio, bem-estar, saúde, entre outros e poderão verificar como ter acesso a essas informações pode tornar a atividade muito mais produtiva e lucrativa, com decisões tomadas de forma mais assertiva”, ressalta Luciano Lobo.
Instalação do primeiro sistema da América Latina em Castro
A propriedade do Colégio Instituto Cristão (IC), em Castro, que pertence ao Grupo Mackenzie, foi a primeira da América do Sul a ter instalado o novo sistema eSense brinco auricular de monitoramento. Todos os animais em lactação do rebanho receberam os brincos eSense de monitoramento.
“Nossa expectativa é a mais alta possível, pois o investimento nessa nova tecnologia posiciona o Instituto Cristão não só como um local de ensino, mas também como uma fazenda de pesquisa e geração de conhecimento para todo o Grupo Mackenzie”, afirma o diretor do Instituto Cristão, Timotheo Silveira.
Atualmente o instituto conta com 115 alunos que cursam o Ensino Médio e Ensino Técnico Agropecuário.
Contato & Informações
Welton Oliveira
(47) 99601-1513
woliveira@allflex.com.br
Envie sua dúvida para o técnico
[contact-form-7 id=”9475″ title=”formulario de contato-allflex”]
Sobre a Allflex
Presente em mais de 150 países, o Grupo Allflex é líder mundial em identificação de animais. Conta com fábricas localizadas estrategicamente em cinco diferentes países: França, Brasil, Polônia, China e Argentina, responsáveis pela produção diária de mais de 1,5 milhões de identificadores, que são ferramentas que ajudam na gestão da pecuária.
A fábrica da Allflex no Brasil está instalada em Joinville (SC) desde 2002. Considerada uma das mais modernas fábricas do Grupo no mundo, foi dimensionada para atender a todo continente americano. Mais informações: www.allflex.com.br
Colchão faz vacas produzirem 10 litros a mais de leite por dia