Atualmente, é exigido que conste nas embalagens se o alimento possui grandes quantidades de açúcar, sódio e gordura saturada.
Diversos alimentos ricos em açúcar são consumidos pelas pessoas ao longo de seus dias. Desde o café da manhã, com o cafézinho, bolos e frutas, por exemplo, até no sorvete consumido como sobremesa depois do jantar. Pequenas quantidades de açúcar vão sendo absorvidas dentro do corpo, e imperceptivelmente, vão se tornando grandes vilões contra a saúde.
Segundo orientações da nutricionista Raquel Botelho, da Unb, a dose máxima de açúcar que é recomendada, é nada além de cinco colheres de sopa rasas diariamente. “Parece muito, mas não é: pense em todos os alimentos que você consome com frequência, como sucos industrializados, biscoitos, bolos e refrigerantes, que contêm açúcar na receita. Em excesso, o açúcar pode levar ao diabetes e para reduzir o consumo, é importante diminuir aos poucos a quantidade do açúcar usado para adoçar os alimentos e bebidas”, explica e ainda alerta sobre a quantidade de açúcar presente nos alimentos industrializados, que são os mais consumidos na sociedade.
No ano passado, desde o mês de outubro, novas regras foram aplicadas aos rótulos dos alimentos. Atualmente, é exigido que conste nas embalagens se o alimento possui grandes quantidades de açúcar, sódio e gordura saturada. O prazo estipulado para a regulamentação das marcas é de três anos e já existem produtos com as novas informações circulando no mercado.
Conforme o Ministério da Saúde, o diabetes consiste em uma doença provocada pela produção insuficiente de insulina ou o seu desempenho ruim no organismo. A insulina é um hormônio que regula e estabiliza a quantidade de glicose no sangue e fornece energia para o corpo.
Se a doença não for descoberta inicialmente, o seu descontrole pode levar à complicações no coração, nos olhos, nos rins e nas artérias e, até levar à morte. Para preveni-la, é necessário adotar hábitos de vida saudáveis, que incluem cuidados com a alimentação e a prática de atividades físicas. Evitar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas também colabora para a inibição da doença.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.