A Aprosoja prevê que a área de soja cresça entre 2% e 4% em relação aos 1,087 milhão de hectares plantados na temporada 2023/24.
O plantio de soja 2024/25 iniciou em algumas áreas do sul e do sudoeste do Piauí nessa semana, após o registro das primeiras chuvas na região em meses entre terça-feira e quarta-feira. Quem informa é o diretor executivo da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja Piauí), Rafael Maschio, que concedeu entrevista à Safras News.
Ele destaca que a maior parte dos produtores está aguardando um volume maior de precipitações para iniciar as atividades de semeadura da oleaginosa. Em Bom Jesus, os volumes atingiram em torno de 20 milímetros. A boa notícia é que há previsão de continuidade das chuvas no decorrer dessa semana no estado.
A Aprosoja prevê que a área de soja cresça entre 2% e 4% em relação aos 1,087 milhão de hectares plantados na temporada 2023/24, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento.
Na última safra, os produtores do estado colheram em média 3.848 quilos por hectare de soja. Neste ano, há uma possibilidade de que os produtores possam vir a reduzir os investimentos voltados à soja. Mas, se as condições climáticas ajudarem, será possível colher ao redor de 3.600 quilos por hectare de soja.
Segundo levantamento de Safras & Mercado, o plantio de soja no Piauí deve ocupar um 1,15 milhão de hectares na safra 2024/25, avançando 5,5% frente aos 1,090 milhão de hectares cultivados na temporada 2023/24. A produção de soja no estado é estimada por Safras em 4,257 milhões de toneladas, crescendo 9% frente à safra 2022/23, de 3,904 milhões de toneladas. O rendimento médio é estimado em 3.720 quilos por hectare, acima dos 3.600 quilos obtidos na temporada passada.
Fonte: Agência Safras
VEJA TAMBÉM:
- PIB do agronegócio cai 3,5% no acumulado de 2024
- Vassoura de bruxa entra para lista de pragas quarentenárias presentes no país
- Soja mantém estabilidade na produção e esmagamento
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.