Alerta: Temporal de 100 mm com granizo nesta semana; veja a previsão de chuva

Com direito a granizo, temporal e muita chuva a semana será de extremos no clima do país, a previsão do tempo para todas as regiões entre 10 e 14 de fevereiro.

A semana será de extremos no clima do país, com uma onda de calor que prossegue com temperaturas excessivamente altas que vão atingir de 40ºC a 43ºC e ainda numerosos temporais. A chegada de uma frente fria ao Sul do Brasil e a atuação de sistemas meteorológicos sobre outras regiões do país vão provocar chuvas intensas, temporais severos e até granizo nos próximos dias. A previsão segundo dados do ClimaTempo e MetSul Meteorologia, aponta para risco de ventos fortes e danos estruturais.

Além da frente fria que avança pelo Sul, outros fenômenos atmosféricos contribuem para a instabilidade climática. O calor excessivo e a umidade elevada favorecem a formação de nuvens carregadas, enquanto a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) intensifica as chuvas no Norte e Nordeste. No Sudeste, a influência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) pode gerar tempestades isoladas, acompanhadas de granizo e rajadas de vento. Já no Centro-Oeste, a umidade vinda da Amazônia traz pancadas de chuva, mas também mantém o calor intenso.

Diante desse cenário, a análise dos meteorologista, alertam para potenciais transtornos causados pelo mau tempo. O avanço do sistema frontal e a forte convecção atmosférica devem impactar desde o setor agrícola até o cotidiano das cidades, exigindo atenção redobrada para possíveis alagamentos, cortes de energia e prejuízos no campo.

Previsão do tempo para cada região nesta semana

Sul

A semana começa com tempo estável no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, mas a partir de terça-feira (11), uma frente fria avança, provocando chuvas intensas, queda de granizo e ventos acima de 100 km/h. Os temporais devem ser mais severos na Metade Sul e Leste do Rio Grande do Sul, onde há risco de vendavais e danos estruturais.

O acumulado de chuva pode ultrapassar 100 mm nos próximos dias, o que pode ajudar a aliviar a estiagem no estado. Santa Catarina e Paraná também terão riscos de alagamentos e cortes de energia elétrica devido à queda de árvores.

Sudeste

A instabilidade começa a se afastar da região, mas ainda haverá chuvas isoladas no litoral norte do Espírito Santo e na região central de São Paulo. Entretanto, no Triângulo Mineiro e no interior paulista, a atuação do VCAN pode gerar temporais com granizo e rajadas de vento de até 70 km/h.

Os acumulados de chuva podem superar 100 mm, aumentando o risco de alagamentos e prejuízos agrícolas.

Centro-Oeste

O calor e a umidade trarão pancadas de chuva em Mato Grosso, Goiás e norte de Mato Grosso do Sul, com alerta para tempestades em Cuiabá. A partir de terça-feira, a instabilidade se intensifica, com previsão de chuvas fortes e risco de prejuízos na colheita da soja.

No centro-norte de Goiás e sul de Mato Grosso do Sul, os volumes devem ficar entre 30 e 50 mm, o que pode ajudar a manter a umidade do solo e reduzir o estresse térmico do gado em confinamento.

Nordeste

As chuvas estarão mais concentradas no Maranhão, norte do Piauí e entre o litoral da Bahia e Alagoas, mas sem previsão de grandes volumes. No sertão nordestino, o tempo segue quente e seco.

A Zona de Convergência Intertropical deve aumentar as chuvas no norte do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, podendo ultrapassar 100 mm, o que gera risco de alagamentos e deslizamentos.

Norte

A combinação de calor e alta umidade favorece a formação de temporais intensos, especialmente em Manaus, Porto Velho, Rio Branco e Macapá. Os acumulados podem superar 150 mm, prejudicando as atividades agrícolas em Pará e Rondônia.

Já no Tocantins, a chuva será menor, com acumulados próximos de 50 mm, permitindo a retomada dos trabalhos no campo.

Riscos e precauções

Diante desse cenário de chuvas intensas e tempestades severas, especialistas alertam para:

  • Possíveis inundações e alagamentos em áreas urbanas e rurais.
  • Danos a estruturas agrícolas, especialmente no Sul e Centro-Oeste.
  • Interrupções no fornecimento de energia elétrica devido a ventos fortes e queda de árvores.
  • Dificuldades na colheita da soja e no transporte agrícola, impactando diretamente a produção.

A recomendação é que a população fique atenta aos alertas meteorológicos e evite locais vulneráveis a alagamentos e descargas elétricas durante as tempestades.

Acompanhe as atualizações da previsão do tempo nos próximos dias para se preparar melhor e minimizar os impactos das fortes chuvas.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Whitebred Shorthorn: raça une rusticidade e produção de carne de qualidade

A raça se destaca pela eficiência no cruzamento, carne marmorizada, eficiência produtiva e adaptação a diferentes condições climáticas. A história exata do Whitebred Shorthorn, frequentemente chamado de White Shorthorn, é envolta em mistério, mas sabe-se que sua origem remonta ao noroeste da Inglaterra e ao sudoeste da Escócia. A raça ganhou notoriedade nos condados fronteiriços…

Continue Reading Whitebred Shorthorn: raça une rusticidade e produção de carne de qualidade

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM