Segundo o levantamento realizado, o Rio Grande do Sul tem quase cinco mil unidades de beneficiamento de armazenagem de grãos; A Kepler Weber alerta que os silos em alagamentos podem produzir gases inflamáveis
O alagamento de silos usados para armazenagem pode fazer com que os grãos dentro das unidades produzam gases inflamáveis que podem provocar explosão. O alerta foi feito pela Kepler Weber, líder na América Latina em soluções de pós-colheita, e que tem fábrica em Panambi, no Rio Grande do Sul.
Segundo a empresa, como o grão é um ser vivo, o contato com a água eleva a umidade e faz com que o produto, em decomposição, produza os gases.
“As unidades de armazenagem são compostas por estruturas metálicas e também por componentes elétricos, que podem produzir faíscas e ativar uma explosão”, afirma Marcelo Jungbeck, especialista em cálculo estrutural da companhia.
Além de explosões, os gases representam risco direto à saúde.
“Estes gases podem não ter cheiro, em algumas situações, mas provocam desmaios quando inalados, com grande risco de acidente fatal, especialmente em ambientes confinados”, explica Klaus Schemmer, gerente comercial da Kepler Weber.
Vistoria gratuita
O Estado do Rio Grande do Sul concentra a maior quantidade de unidades de armazenagem do Brasil. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), são 4,8 mil armazéns. Ainda não há dados de quantas unidades foram afetadas, mas a situação de calamidade do Estado levou a Kepler Weber a oferecer, por 60 dias, um serviço gratuito de vistoria nos silos da marca.
“É uma assistência que só podemos oferecer aos nossos clientes, porque depende do memorial de cálculo do projeto que apenas o fabricante tem”, explica Bernardo Nogueira, CEO da Kepler Weber, que destaca a importância de uma avaliação de engenheiro de todas as unidades afetadas pela água. “Estamos reforçando nossas equipes no Estado para garantir atendimento aos agricultores afetados pelos alagamentos”.
Outras recomendações
Isole o local onde está instalada a unidade de armazenagem. O alagamento pode provocar aumento de volume dos grãos, pressionando a estrutura da unidade e podendo causar um colapso.
Antes de qualquer intervenção na unidade, solicite a vistoria de um engenheiro responsável.
Não remova chapas laterais do silo. Isso pode comprometer a estrutura da unidade e provocar um desabamento.
A extração do grão deve ser feita pela parte superior do silo, sempre após análise de um especialista.
Fonte: Kepler Weber
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Secretária dos EUA celebra compromisso ‘sem demora’ de Trump com E15
Em discurso realizado em Iowa, Trump afirmou que assinaria o projeto “sem demora” assim que fosse aprovado pelo Congresso, pressionando os líderes legislativos a finalizarem um acordo.
Continue Reading Secretária dos EUA celebra compromisso ‘sem demora’ de Trump com E15
Produtor na Bahia atinge 70 toneladas/ha de mamão com pivô super alto
Com irrigação precisa e estrutura adaptada à fruticultura tropical, Frutas Futuro eleva produtividade e elimina improvisos na lavoura.
Continue Reading Produtor na Bahia atinge 70 toneladas/ha de mamão com pivô super alto
Camelos no cerrado brasileiro? Entenda como dromedários foram parar no Jalapão
Animais flagrados em fazenda no Jalapão, em Tocantins, viralizam nas redes sociais; Adapec confirma que dromedários estão regularizados e cumprem todas as exigências sanitárias.
Continue Reading Camelos no cerrado brasileiro? Entenda como dromedários foram parar no Jalapão
Essas são as maiores raças bovinas do mundo — e algumas chegam perto de 2 metros
Gigantes do pasto impressionam pelo porte, força e produção de carne; Chianina lidera o ranking entre as raças domésticas, enquanto o Gaur é o “colosso” do gado selvagem.
Continue Reading Essas são as maiores raças bovinas do mundo — e algumas chegam perto de 2 metros
Lula assina decreto para desapropriação de sete fazendas e reforça aproximação com o MST
Em ano eleitoral, Lula assina pacote de medidas para a reforma agrária soma R$ 2,7 bilhões, envolve áreas em diferentes estados, reforça aproximação com o MST e reacende o embate político com a bancada do agronegócio no Congresso
Alerta no campo: Cervo exótico invade o Brasil e pode se tornar praga como o Javali
A aparição de bandos de cervos asiáticos no Sul acende o sinal vermelho no agronegócio; especialistas temem prejuízos sanitários e competição por pasto similar ao caos gerado pelos javalis.
Continue Reading Alerta no campo: Cervo exótico invade o Brasil e pode se tornar praga como o Javali





