Fim de semana permanece, ainda, sob influência do corredor de umidade que deixa o tempo encoberto e chuvoso, confira onde pode fazer sol!
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) volta a se organizar sobre o Brasil e suas áreas de instabilidade se espalham sobre o Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Com isso, quase todo o país permanece em uma condição de tempo muito complexo (ao longo da sexta-feira8/2).
De acordo com a maioria do Climatempo, a maioria das áreas do Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste passam o dia com a nebulosidade e as pancadas de chuva frequentes, que podem ser fortes e com raios.
O alerta máximo do Climatempo fica para a divisão oeste do Espírito Santo com Minas Gerais, na região dos Lagos, no centro, norte e serra do Rio de Janeiro, na região do Vale do Rio Doce (MG), Zona da Mata Mineira e Belo Horizonte, onde há perigo de temporais e chuva volumosa.
A nova ZCAS vai manter as condições de chuva e nuvens sobre o estado do Rio de Janeiro até domingo (20/2). Até lá, há risco de chuva forte e volumosa em várias regiões do estado, incluindo a região de Petrópolis.
No Sul, as chuvas de chuva entre a tarde e a noite, de forma isolada, no centro, sul nordeste e do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e Paraná. Porém, no oeste dos três estados não há previsão de chuva, e o tempo aberto predomina.
No Nordeste, a tendência é que no final de semana a chuva forte se concentre no interior. “No interior da Bahia, nuvens e chuva em vários com forte intensidade, risco de raios e trovoadas. Apesar do sol, chove forte a partir da tarde, também sobre o sul do Maranhão, Piauí, no sertão da Paraíba e do Pernambuco “.
Sábado, 19 de fevereiro de 2022
SUL
A chuva perde intensidade na região Sul, mas instabilidades em altos níveis e um cavado ainda mantém as condições de chuva entre o leste de Santa Catarina até o Paraná. A chuva é irregular e pontual em SC, mas nas áreas centrais do PR os volumes serão mais elevados. Porém, no sudoeste e oeste do PR, sul e oeste de SC, e no Rio Grande do Sul o tempo fica firme.
SUDESTE
A Zona de Convergência do Atlântico Sul continua atuando na região e o estado de Minas Gerais é o que mais recebe influência deste sistema, com acumulados de chuva entre 120 e 200 mm até o domingo.
O dia ainda será marcado por muitas nuvens em grande parte de MG e no Rio de Janeiro. Em São Paulo, apesar da chuva, o sol aparece entre nuvens. Temperaturas em queda no RJ e MG. No litoral do Espírito Santo, o tempo fica firme.
CENTRO-OESTE
O final de semana começa ainda sob influência do corredor de umidade que deixa o tempo encoberto e chuvoso entre Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.
Há risco para grandes acumulados desde a região metropolitana de Goiânia, DF e leste de MT. A chuva sobre Mato Grosso do Sul é irregular, intercalada com grandes períodos de sol, onde a temperatura também deve subir mais e o calor predominar.
NORDESTE
O final de semana começa com enfraquecimento das chuvas sobre o Maranhão, sendo mais pontual e irregular. Dia nublado com chuva a qualquer hora em João Pessoa e Natal e trovoadas com chuva volumosa no noroeste da Bahia, sul do Piauí, interior de Pernambuco e sul do Ceará.
Nas outras áreas, do leste baiano até o Alagoas, o sol aparece entre poucas nuvens e ocorrem pancadas de chuva mais irregulares.
NORTE
O corredor de umidade ainda segue deixando o tempo fechado e com chuva a qualquer hora sobre áreas do sul do Pará, Tocantins, leste de Amazonas e risco para temporais. Nas outras áreas, tempo quente e pancadas de chuva mais isoladas.
Domingo, 20 de fevereiro de 2022
SUL
No domingo, o tempo só fica firme no leste do Rio Grande do Sul e na Serra Gaúcha e Catarinense, enquanto que a chuva ganha força no meio oeste gaúcho – de maneira isolada – e pancadas isoladas, intercaladas com períodos de calor ainda são observadas em Santa Catarina e Paraná.
SUDESTE
Ao longo do domingo, o tempo segue bastante instável sobre áreas do sul mineiro, Grande Belo Horizonte e Alto Parnaíba, onde há previsão de chuva forte e volumosa.
Atenção para acumulados ultrapassando os 100 mm em alguns pontos. A chuva ganha intensidade no norte de São Paulo e também nas regiões de Campinas, Sorocaba e parte da Região Metropolitana de São Paulo.
No Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais, sol, calor e tempo firme. Nas outras áreas, incluindo no estado do Rio de Janeiro, as pancadas acontecem de forma mais isolada e sem grandes volumes.
CENTRO-OESTE
Durante o domingo, as instabilidades em Goiás vão migrar para áreas do oeste do estado, onde há o maior risco para temporais e chuva volumosa e tempo nublado.
Entre o oeste de Mato Grosso, sul de Goiás e Mato Grosso do Sul, o sol aparece bem mais e chove em forma de pancadas isoladas.
- UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Mapa firma convênio de R$ 21 milhões para defesa agropecuária no RS
- Calor no Sul e chuva no Centro-Oeste e Norte: confira a previsão do tempo
- Fatores que devem fazer esta safra a maior da história
NORDESTE
Domingo de tempo nublado e chuvoso sobre áreas do norte do Maranhão até o leste do Pernambuco.
Risco de temporais e chuva volumosa no norte, centro e sul do Piauí, centro-sul do Maranhão, oeste da Bahia, norte e sul do Ceará, interior do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. Em áreas do estado da Bahia, Alagoas e Sergipe o sol aparece e ocorrem pancadas de chuva mais isoladas e irregulares.
NORTE
Fortes correntes de vento ainda provocam chuva forte sobre o Tocantins e Acre, onde o dia será marcado por muita nebulosidade e a chuva pode acontecer a qualquer momento do dia. Nas outras áreas, as pancadas de chuva acontecem intercaladas com períodos de melhoria.
Compre Rural com informações do Climatempo, Canal Rural e Inmet