![Alerta máximo! Frente fria trará tempestades intensas e riscos em SP](https://www.comprerural.com/wp-content/uploads/2025/02/image-11-36-750x430.jpg)
Antes da chuva, todas as regiões de São Paulo terão sol intenso e temperaturas altas, que deverão variar de 30°C a 36°C
As condições climáticas em São Paulo vão passar por mudanças significativas nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, e se estenderão para a sexta-feira, 14 de fevereiro. Após um dia de forte calor e sol, a previsão indica o aumento da instabilidade e o retorno das chuvas no estado, especialmente à tarde e à noite.
O calor persistente sobre o estado, combinado com a aproximação de uma frente fria que avança lentamente pela costa da Região Sul, facilitará a formação de nuvens carregadas. Essas nuvens deverão provocar pancadas de chuva fortes, acompanhadas de raios, com maior intensidade na tarde e noite, incluindo a Grande São Paulo. A previsão também aponta para a possibilidade de temporais isolados em diversas regiões do estado.
Apesar das chuvas previstas, as primeiras horas do dia ainda serão de tempo aberto, com céu claro e temperaturas elevadas. A sensação de calor será marcante durante todo o dia. No interior e litoral, as temperaturas deverão variar de 30°C a 36°C, com a Grande São Paulo alcançando até 33°C. Já a região da Serra da Mantiqueira, devido à sua altitude, terá temperaturas mais amenas, ao redor de 26°C.
Na terça-feira, 12 de fevereiro, a chuva foi mais concentrada no norte do estado, com volumes significativos registrados em algumas cidades. O município de Cafelândia, por exemplo, teve quase 54 mm de precipitação, enquanto em São José do Rio Preto, o total foi de cerca de 41 mm, conforme o Centro de Alertas e Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden). Durante a noite de quarta-feira e início da madrugada de quinta-feira, o mesmo órgão monitorou chuvas fortes na região de Cajati, com 32 mm em apenas uma hora, e em Amparo, com 31 mm.
Na Grande São Paulo, ocorreram algumas pancadas de chuva forte nas regiões do Grande ABC e na zona sul da capital, mas de curta duração e sem se expandirem para outras áreas da cidade. Essas chuvas foram isoladas, mas indicam a possibilidade de novos eventos de forte intensidade ao longo dos próximos dias.
Já na sexta-feira, a previsão é de que a frente fria que vem do Sul continue influenciando as condições meteorológicas do estado. Embora ela siga passando pelo alto-mar, na costa paulista, provocará uma leve alteração na circulação dos ventos em níveis médios da atmosfera. Essa mudança ajudará a gerar a formação de novas nuvens carregadas e a intensificar as condições de chuva. Por isso, a possibilidade de temporais, inclusive na Grande São Paulo, permanece.
Embora a frente fria traga certa refrescada nas temperaturas, especialmente no litoral paulista, o calor continuará predominando no interior do estado. Algumas áreas podem ter uma leve queda nas temperaturas devido ao aumento da nebulosidade e à ocorrência de chuvas, mas a sensação de abafamento será forte. O ar quente continuará a predominar, trazendo uma sensação térmica desconfortável para os paulistas.
No fim de semana, a tendência é de que a chuva diminua, e o calor volte a ser o protagonista no estado. As praias de São Paulo terão dias ensolarados e quentes, ideais para atividades ao ar livre. Na cidade de São Paulo, espera-se que o calor aumente novamente, e há a possibilidade de novos recordes de temperatura para 2025. A previsão é de que a capital paulista atinja temperaturas em torno de 34°C no domingo e na segunda-feira, 16 de fevereiro, com sensação térmica ainda mais alta devido à umidade no ar.
Escrito por Compre Rural
VEJA MAIS:
- Alerta na lavoura: As táticas infalíveis dos produtores contra as doenças da soja
- Maneiras eficientes de captar água para a pecuária leiteira: confira
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.