Estão previstos ventos de até 100 km/h, podendo causar interrupções no fornecimento de energia e riscos de alagamentos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de nível laranja, destacando o risco de chuvas intensas em diversas regiões do país. A previsão alerta para condições climáticas adversas a partir das 14h desta quinta-feira (21), com duração até as 10h de sexta-feira (22).
Durante esse período, o acumulado de chuva pode atingir até 100 mm em 24 horas, acompanhado por ventos que podem alcançar velocidades de até 100 km/h.
Entre os impactos potenciais previstos estão cortes no fornecimento de energia, alagamentos, queda de galhos e incidência de raios, exigindo atenção redobrada da população.
Confira as regiões sob risco devido à chuva intensa
O Inmet incluiu no alerta áreas das regiões Sul (Paraná), Sudeste (São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo), Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal) e Norte (Amazonas, Rondônia, Acre, Pará e Tocantins).
Áreas sob alerta de chuva intensa
Diversas regiões do Brasil estão sob alerta do Inmet devido à previsão de chuvas intensas. As áreas afetadas abrangem o centro goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, leste goiano, Zona da Mata, centro-sul mato-grossense, Vale do Acre, sul goiano, Vale do Rio Doce, além de localidades como Presidente Prudente, região central do Espírito Santo, nordeste mato-grossense, leste de Mato Grosso do Sul, oeste de Minas Gerais, entre outras.
Também estão incluídas regiões como o norte do Mato Grosso, leste de Rondônia, São José do Rio Preto, sudoeste do Pará, centro-ocidental do Paraná, Ribeirão Preto e áreas próximas a Belo Horizonte e ao Distrito Federal.
A lista ainda abrange áreas como o sudoeste do Amazonas, Jequitinhonha, noroeste de Goiás, Vale do Mucuri e os Pantanais do sul de Mato Grosso do Sul, reforçando a amplitude do alerta.
Cuidados em períodos de fortes chuvas
Para sua segurança, o Inmet recomenda:
- Evitar se abrigar sob árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas.
- Manter distância de torres de transmissão e outdoors.
- Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, sempre que possível.
Em situações de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Escrito por Compre Rural
VEJA TAMBÉM:
- Leite de cabra: é realmente mais saudável que o de vaca?
- Bananas: Descubra os principais tipos e suas variedades
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.