O órgão emitiu um alerta mais elevado de perigo devido às altas temperaturas em quatro estados brasileiros, enfatizando a preocupação.
Com a atual onda de calor que impacta diversas localidades do país, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aumentou o nível de alerta referente à umidade relativa do ar nos estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal.
Segundo informações do Inmet, durante o período das 10h às 18h, a umidade do ar nessas regiões apresentará variações entre 20% e 12%.
Os locais mais afetados compreendem as áreas central, leste, noroeste, sul e norte de Goiás; norte e noroeste de Minas Gerais, incluindo a região do Jequitinhonha; Distrito Federal; centro-sul, Vale São-Franciscano e extremo oeste da Bahia.
Precauções em ambientes quentes
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ressalta que, diante da baixa umidade, há um aumento no risco de incêndios florestais, além de potenciais impactos na saúde, como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.
As medidas recomendadas para lidar com a baixa umidade incluem a ingestão adequada de líquidos, a evitação de atividades físicas não aconselhadas, a minimização da exposição ao sol durante as horas mais quentes do dia, e o uso de hidratantes para a pele, além da umidificação do ambiente.
O Inmet sugere buscar informações adicionais junto à Defesa Civil, através do telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, no telefone 193.
Significado dos níveis de alerta meteorológico:
Alerta Amarelo
- Severidade: Risco Moderado
- Descrição: Situação meteorológica com potencial para se tornar perigosa.
- Orientações: Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas. Evite riscos desnecessários. Esteja ciente das possíveis mudanças nas condições meteorológicas e alertas.
Alerta Laranja
- Severidade: Risco Alto
- Descrição: Situação meteorológica perigosa.
- Orientações: Permaneça vigilante e mantenha-se atualizado sobre as condições meteorológicas previstas. Siga as orientações das autoridades e esteja preparado para agir em situações de emergência, se necessário.
Alerta Vermelho
- Severidade: Risco Muito Alto
- Descrição: Situação meteorológica de grande perigo, com previsão de fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional.
- Orientações: Mantenha-se atento às informações dos alertas. Siga as instruções e conselhos das autoridades. Tome medidas de emergência conforme necessário.
Recomendações gerais:
Em todas as circunstâncias, é essencial monitorar as informações dos alertas meteorológicos e aderir às orientações das autoridades competentes.
VEJA TAMBÉM:
- FGV: preços agropecuários subiram 1,82% no atacado em dezembro, dentro do IGP-M
- Clima desfavorável provoca danos ao patrimônio na produção de soja em MT
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.