Alerta: Grande exportador de ovos, Turquia taxa exportações em meio a gripe aviária

A gripe aviária atingiu as aves de forma particularmente dura nos Estados Unidos, que estão sofrendo seu pior surto de todos os tempos. Turquia vai taxar exportações de ovos para frear preços e atender demanda interna.

A Turquia, um dos maiores exportadores de ovos do mundo, introduziu um imposto de exportação para ajudar a controlar os preços domésticos, já que surtos de gripe aviária reduzem a oferta no mercado global.

Os exportadores pagarão o equivalente em lira a US$ 0,50 por quilo sob a nova medida, que entrará em vigor na quarta-feira, de acordo com um comunicado do Ministério do Comércio no início desta semana. A declaração citou expectativas de maior crescimento na demanda no exterior e a necessidade de proteger o “bem-estar do consumidor” durante o mês sagrado muçulmano do Ramadã, que começa em 1º de março.

A gripe aviária atingiu as aves de forma particularmente dura nos Estados Unidos, que estão sofrendo seu pior surto da história. O país tentará importar entre 70 milhões e 100 milhões de ovos nos próximos meses, disse o Departamento de Agricultura dos EUA na quarta-feira.

Produtores turcos planejam enviar 15.000 toneladas de ovos para a Turquia até julho, mas as exportações provavelmente diminuirão durante o Ramadã, disse Ibrahim Afyon, presidente do Sindicato Central de Produtores de Ovos da Turquia, por telefone. Os consumidores geralmente gastam mais com comida durante o Ramadã, o que envolve comer em grandes grupos após o jejum durante o dia.

De acordo com a declaração do ministério, casos de gripe aviária também foram observados na Turquia, especialmente no último trimestre de 2024. A Turquia produziu 21,2 bilhões de ovos de galinha no ano passado, de acordo com dados do governo.

Impactos da gripe aviária

A gripe aviária tem impactos causados ​​no mercado global de ovos, especialmente nos Estados Unidos. Desde o início do surto em 2022, mais de 166 milhões de aves foram abatidas no país, incluindo 30 milhões de galinhas poedeiras, resultando em uma redução drástica na oferta de ovos. Consequentemente, os preços atingiram níveis recordes, com uma dúzia de ovos sendo vendidos por até US$ 4,95 em janeiro de 2025.

No Brasil, embora não haja registros de surtos de gripe aviária, o mercado de ovos também foi afetado. Fatores como ondas de calor, que estressam as aves e reduzem a produção, aumentam nossos custos de ração e maior demanda interna devido ao alto preço das carnes desenvolvidas para a elevação dos preços dos ovos. Além disso, o aumento das exportações brasileiras para suprir a demanda internacional, especialmente dos EUA, influenciou os preços no mercado interno.

A continuidade desses surtos e dos desafios climáticos indica que os preços dos ovos devem permanecer elevados no curto e médio prazo, exigindo medidas regionais entre governos e produtores para estabilizar o mercado e garantir a segurança alimentar.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Brasil é responsável por quase 40% do café produzido no mundo

Com exportações recordes de café, setor cafeeiro impulsiona economia e reforça protagonismo do país no mercado internacional. O Brasil segue imbatível como o maior produtor de café do mundo, respondendo por impressionantes 38% de toda a produção global. Em 2024, o mundo colheu cerca de 10,5 milhões de toneladas de café, e o país se…

Continue Reading Brasil é responsável por quase 40% do café produzido no mundo

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM