Os próximos dias serão marcados por condições climáticas extremas em uma área do país, com temperaturas mínimas severas e a possibilidade de geadas intensas. É recomendável que os moradores da região estejam preparados para enfrentar o frio intenso; confira
A partir desta sexta-feira, 28 de junho, uma mudança drástica no clima está prevista para atingir a região Sul do Brasil, conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Uma frente fria acompanhada por uma ampla massa de ar polar se deslocará pela área, trazendo consigo ventos intensos e umidade significativa.
Durante a passagem da frente fria, espera-se que áreas de instabilidade causem chuvas, principalmente na metade norte do Rio Grande do Sul e nos estados de Santa Catarina e Paraná, especialmente no sábado, 29 de junho. A umidade será mais presente no norte gaúcho e em Santa Catarina, enquanto no Paraná ela se concentrará ao longo do deslocamento da frente.
As temperaturas despencarão, com mínimas variando entre 0 °C e 5 °C durante as madrugadas a partir de sábado, persistindo até pelo menos segunda-feira, 1º de julho. Em áreas como a Campanha e as serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do sul do Paraná, podem ser registradas temperaturas mínimas de até -5 °C.
A previsão é de que as primeiras geadas ocorram entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira, especialmente nas áreas mais frias da região. A partir do dia 1º, espera-se frio intenso em áreas de baixada, com possibilidade de geada persistindo até a metade da semana seguinte.
O Inmet destaca que as geadas serão amplas e intensas, variando de moderadas a muito fortes. No domingo, espera-se que o fenômeno atinja intensidade forte a muito forte nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no sul do Paraná e na região da Campanha, no oeste gaúcho.
Os próximos dias serão marcados por condições climáticas extremas no Sul do Brasil, com temperaturas mínimas severas e a possibilidade de geadas intensas. É recomendável que os moradores da região estejam preparados para enfrentar o frio intenso e tomem medidas adequadas para proteger plantações e animais sensíveis ao clima.
Previsão para o restante do país
Enquanto o Sul do Brasil se prepara para enfrentar temperaturas baixas e geada intensa, outras regiões do país apresentam condições climáticas distintas.
Sudeste
Com o deslocamento de uma frente fria do Sul em direção ao Sudeste, São Paulo deve experimentar aumento nas rajadas de vento nesta sexta-feira. Apesar disso, as temperaturas permanecem elevadas em toda a região devido à condição pré-frontal, sem previsão de chuvas significativas para o dia.
Centro-Oeste
A região Centro-Oeste também sentirá os efeitos da frente fria que avança pelo Sul do Brasil, resultando em ventos mais intensos. A umidade continua baixa, especialmente no norte de Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e Goiás, sem expectativa imediata de chuvas.
Nordeste
No Nordeste, o tempo permanece quente e ensolarado na maioria das áreas. São previstas chuvas mais isoladas e rápidas ao longo do litoral do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. No norte do Maranhão, as pancadas de chuva serão mais irregulares, enquanto em Fortaleza, Ceará, o tempo ficará firme. Bahia e o interior nordestino também terão tempo estável.
Norte
Na região Norte, a maior parte do Acre, centro-sul de Rondônia e Tocantins permanecem sem chuvas. No entanto, o transporte de umidade provoca pancadas mais irregulares no Amazonas, centro-norte do Pará, Roraima e Amapá. Não há alertas de temporais, mas algumas chuvas podem ser fortes acompanhadas de trovoadas.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.