O alerta é da MetSul Meteorologia, que chama atenção para a chance de inundações e elevação de níveis de rios.
Até sexta-feira, 11, deve chover bastante no Sul do país, com acumulados superando a média histórica do mês de outubro em apenas três dias. O alerta é da MetSul Meteorologia, que chama atenção para a chance de inundações e elevação de níveis de rios.
“A chuva nessas 72 horas deve passar de 100 mm em vários pontos, mas com acumulados que localmente podem ficar entre 150 mm e 200 mm”, afirma a MetSul. As regiões afetadas são especialmente a metade norte do Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e sul e oeste do Paraná.
Segundo a previsão, essa condição é causada por um centro de baixa pressão entre o Nordeste da Argentina e o Paraguai, sistema que vai estimular a formação de nuvens com muita chuva e risco de temporais isolados nos três estados da região.
Inmet emite alertas de grande perigo para tempestade e baixa umidade
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de “perigo” para a região Sul do Brasil ao menos até às 10h desta quinta-feira, 10. A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou entre 50 e 100 mm por dia, além de queda de granizo e ventos intensos que podem alcançar os 100 km/h.
“Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos”, diz o Inmet. O alerta vale para o norte gaúcho, Santa Catarina, sudoeste do Paraná e extremo sul de Mato Grosso do Sul.
Também há risco potencial para que as tempestades alcancem o norte do Paraná, todo o estado de Mato Grosso do Sul, parte de São Paulo, Mato Grosso e Goiás, além de uma grande área de Minas Gerais.
Segundo o Inmet, há chance de chuvas intensas, porém com volumes um pouco inferiores (até 50 mm/dia) para o Distrito Federal, Goiás, do centro para o sul de Mato Grosso, leste de Rondônia, centro e sul do Amazonas e todo o estado do Acre.
Baixa umidade e risco de incêndios florestais
Há risco de incêndios florestais devido à baixa umidade nos estados do Piauí e da Bahia. O Inmet alerta para baixa umidade relativa do ar, variando entre 20% e 12% nas seguintes regiões: sudeste e sudoeste do Piauí e oeste, centro norte e centro sul da Bahia.
Fonte: Agro Estadão
VEJA TAMBÉM:
- Chuvas devem trazer alívio aos citricultores
- Plantio da soja começa no Rio Grande do Sul
- Preços do frango iniciam outubro com movimentos distintos
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.