Saiba como o clima vai se comportar de 5 a 9 de agosto em todas as regiões do Brasil: Um ciclone extratropical deve se formar próximo ao Uruguai a partir de quarta-feira, trazendo mais instabilidade para a região sul.
A semana que começa quente e seca ainda sobre grande parte do país vai terminar com uma queda mais acentuada nas mínimas e máximas e entre a sexta e o final de semana, vamos voltar a sentir frio, com uma queda nas mínimas também em alguns estados da Região Norte, causando friagem!
Uma nova frente fria se aproxima do Brasil, prometendo uma mudança drástica no clima a partir da noite de quarta-feira, 7 de agosto. “O ar frio vai começar a entrar primeiro na Região Sul,” explicou o ClimaTempo. “Já na madrugada e manhã de quinta-feira, 8 de agosto, essa massa de ar polar se espalhará pelo Sudeste.”
Atenção: a nova frente fria que chega na noite de quarta-feira, 7 de agosto, vai provocar uma virada no tempo novamente em muitos estados do centro-sul do país já na madrugada e manhã da quinta-feira, 08.
Impacto no Centro-Sul
A semana, que começa quente e seca, terminará com uma queda acentuada nas temperaturas. “Entre sexta-feira e o final de semana, voltaremos a sentir frio,” dizem os especialistas do canal. Esse resfriamento afetará até alguns estados da Região Norte, causando a chamada friagem.
No Rio Grande do Sul, a previsão indica possibilidade de chuva congelada na quinta-feira, 8 de agosto. “Embora seja uma chance remota, não podemos descartá-la completamente,” advertiram os meteorologistas. “Essa massa de ar frio avançará de forma continental, chegando ao Mato Grosso do Sul entre quinta e sexta-feira,” acrescenta.
Região Sul
A semana começa com sol predominando no Paraná e Santa Catarina, sem grandes mudanças no tempo. No Rio Grande do Sul, a chuva persiste em todas as regiões, com os maiores volumes previstos para a área de Santa Maria.
Um ciclone extratropical se formará próximo ao Uruguai na quarta-feira, trazendo mais instabilidade para a região. Após a passagem do ciclone, o ar polar permanecerá entre sexta e terça-feira, deixando as temperaturas mínimas abaixo de 10 ºC em todos os estados, com risco de geada no final de semana. O acumulado de chuva no Rio Grande do Sul pode chegar a 150 mm no centro-sul, potencialmente provocando alagamentos e deslizamentos. No norte do estado, Santa Catarina e Paraná, os acumulados serão de 30 mm, não prejudicando os trabalhos agrícolas.
Região Sudeste
A semana inicia-se com tempo firme e sol em São Paulo, Rio de Janeiro e quase todo o estado de Minas Gerais. O ar seco nas capitais paulista e fluminense favorece a baixa umidade relativa, com índices inferiores a 20% em algumas áreas. As temperaturas também estão em elevação.
A chuva ocorrerá apenas no litoral do Espírito Santo e no extremo nordeste de Minas Gerais, de forma passageira. A semana será quente e seca, com temperaturas máximas de até 30 ºC na faixa leste de São Paulo. A partir de sexta-feira, uma frente fria trará chuva para São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com acumulados de 20 a 40 mm, derrubando as temperaturas no final de semana, com mínimas abaixo de 10 ºC, mas sem risco de geada. O tempo firme favorece a moagem da cana-de-açúcar e a colheita do café, mas prejudica as lavouras de milho segunda safra. O risco de incêndios é alto, especialmente em Minas Gerais e interior de São Paulo, exigindo atenção no manejo do fogo.
Região Centro-Oeste
A semana começa com sol entre poucas nuvens, e as temperaturas em elevação durante a tarde. A umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 20%. Não há previsão de chuva para nenhum estado, inclusive as capitais.
A partir de quinta-feira, uma frente fria trará chuva para o centro-sul do Mato Grosso do Sul, com acumulados de 40 mm, ajudando a recuperar pastagens e reduzir o risco de incêndios. A temperatura cairá drasticamente a partir de sexta-feira no centro-sul do Mato Grosso do Sul, com mínimas abaixo de 10 ºC e baixo risco de geada, mas possível estresse térmico no gado em confinamento, condição que persistirá até segunda-feira. A falta de umidade em Goiás e Mato Grosso continua prejudicando lavouras e pastagens, com alto risco de incêndios. Com a umidade relativa abaixo de 30%, não se recomenda tratamento fitossanitário esta semana. Em caso de pressão de pragas, métodos alternativos como armadilhas e controle biológico devem ser utilizados.
Região Nordeste
A semana será de tempo firme e seco no interior, com pancadas de chuva isolada na costa leste devido à infiltração marítima, e no litoral do Maranhão. O litoral da Paraíba e de Pernambuco, assim como o extremo sul da Bahia, incluindo Ilhéus, terão chuvas mais frequentes.
Nas demais áreas, o tempo será firme com sol e poucas nuvens. O acumulado de chuva nos próximos cinco dias ficará em torno de 10 mm no litoral do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Na faixa leste da Bahia, o volume de chuva varia entre 10 e 30 mm, ajudando a manter a boa umidade do solo. O tempo quente e seco favorece a colheita do algodão, beneficiando a qualidade da pluma, mas a restrição hídrica e o risco de incêndios continuam nas áreas interiores. A umidade relativa abaixo de 30% torna o tratamento fitossanitário desaconselhável. Em caso de pragas, métodos como armadilhas e controle biológico devem ser empregados.
Região Norte
A semana começa com pancadas de chuva e trovoadas, alternadas com períodos de sol, no centro-oeste, norte e sudoeste do Amazonas, oeste de Rondônia, noroeste e litoral do Pará, Roraima e Amapá. Nas demais áreas, o tempo será de sol e poucas nuvens, sem previsão de chuva.
Nos próximos cinco dias, a chuva se concentrará no extremo norte do Pará, Amapá, Roraima, faixa oeste do Amazonas e Acre, com volumes de até 50 mm, mantendo a boa umidade do solo. Em Cacoal, Rondônia, as máximas ultrapassarão os 38 ºC, causando estresse térmico nas lavouras e no gado em confinamento. Ainda não há previsão de retorno da chuva em Rondônia, Tocantins e centro-sul do Pará. A umidade relativa abaixo de 30% no centro-norte da região desaconselha o tratamento fitossanitário. Em caso de pragas, recomenda-se o uso de armadilhas e controle biológico.
Próximo fim de semana gelado e úmido
As temperaturas devem se manter mais baixas neste segundo final de semana de agosto, principalmente entre o sábado e o domingo (11). Podemos ter recordes de madrugadas/manhãs e de tardes mais frias do ano também em várias cidades!
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Jeff Bezos investe milhões em vacina para reduzir metano do gado
O fundador da Amazon, Jeff Bezos, investiu cerca de R$ 44 milhões de em um projeto pioneiro que visa desenvolver uma vacina que reduziria as emissões de metano do gado. A pecuária, um dos pilares da economia global e essencial para a segurança alimentar, está no centro de uma iniciativa pioneira financiada por Jeff Bezos,…
Continue Reading Jeff Bezos investe milhões em vacina para reduzir metano do gado
Abiove projeta produção recorde de soja em 2025
Segundo a entidade, com estimativa de produção recorde de soja em 2025, o processamento deve alcançar 57 milhões de toneladas em 2025, crescimento de 4,6% ante 2024.
Continue Reading Abiove projeta produção recorde de soja em 2025
Brangus repudia veto do Carrefour à carne do Mercosul
A Associação Brasileira de Brangus vem a público manifestar sua contrariedade às restrições anunciadas pela rede Carrefour à produção agropecuária dos países do Mercosul.
Continue Reading Brangus repudia veto do Carrefour à carne do Mercosul
São Paulo terá rebanho rastreado a partir de 2025: entenda o novo sistema
O Sistema de Identificação Individual e Rastreabilidade de Bovinos e Bubalinos de São Paulo (SIRBOV-SP) será implementado a partir de 2025; Entenda o sistema que promete revolucionar a pecuária paulista.
Continue Reading São Paulo terá rebanho rastreado a partir de 2025: entenda o novo sistema
Gigante brasileira se torna maior exportadora de frutas com receita estimada de R$ 1,4 bilhão
A aquisição da El Abuelo permite à Agrícola Famosa, uma gigante brasileira, garantir o fornecimento de melões e melancias durante os 12 meses do ano, algo inédito para o mercado europeu. Empresa se torna maior exportadora de frutas da Europa.
Uso de fertilizantes organominerais ganha espaço na cafeicultura brasileira
Produto à base de cama de aves desenvolvida pela Terraplant reduz uso de produtos químicos
Continue Reading Uso de fertilizantes organominerais ganha espaço na cafeicultura brasileira