O avanço de uma forte frente fria vai trazer grandes mudanças no tempo na região Sul do Brasil, alerta o Clima Tempo. Além disso, no outro extremo, Norte e litoral nordestino também terão precipitações nas próximas semanas
Após uma segunda quinzena de julho marcada por temperaturas elevadas em diversas regiões do Brasil, o inverno está prestes a retornar com força. Uma frente fria significativa está prevista para o final deste mês, encerrando o período de calor intenso e trazendo de volta as características típicas da estação, conforme anunciou o ClimaTempo.
Fim do Veranico, mas Dias Ainda Quentes
Nesta quinta-feira, o veranico que estabilizou sobre o Brasil finalmente se dissipará. Contudo, os dias quentes ainda persistirão. O bloqueio atmosférico, que estacionou a massa de ar quente sobre o país, começará a se enfraquecer gradualmente. Durante esse processo, as temperaturas continuarão a subir nas tardes, mas não com a mesma intensidade do veranico. “É importante ressaltar que, mesmo com a saída do veranico, a sensação de calor ainda será presente em várias regiões.”
Retorno da Chuva
O enfraquecimento do bloqueio atmosférico será marcado pela entrada de uma frente fria mais continental. Esta frente fria ingressará no Rio Grande do Sul no dia 28 e se deslocará para outras regiões brasileiras nos dias seguintes. As chuvas associadas a esta frente fria se concentrarão principalmente nos estados do Sul. No Sudeste, os efeitos serão sentidos no leste de São Paulo, Rio de Janeiro e parte sul do Espírito Santo.
Frio Mais Intenso
Além da chuva, a frente fria trará uma queda acentuada nas temperaturas. “Essa frente fria é uma massa de ar frio que deve contribuir para fechar julho e abrir agosto com as características do nosso inverno: dias frios.” Após a passagem da frente fria, as temperaturas mínimas deverão cair significativamente, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, com noites e madrugadas mais frias e a possibilidade de geadas em áreas elevadas e serranas.
Previsão Regional
Sul
- A frente fria trará chuvas ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
- Risco de trovoadas, mas sem previsão de tempo severo.
- Volume de chuva entre 15 a 20 mm.
Sudeste
- O tempo permanece quente e seco.
- A partir da virada do mês, uma nova frente fria romperá o bloqueio e trará chuvas mal distribuídas a São Paulo e centro-sul de Minas Gerais, com volumes ainda baixos.
Centro-Oeste
- Chuva começará a aparecer no oeste de Mato Grosso – e também em Rondônia e Acre, na região Norte –, com volumes entre 15 e 20 mm.
- Previsão de aumento na umidade relativa do ar, ajudando a diminuir o risco de incêndios.
Nordeste
- O cenário permanece inalterado, com chuvas concentradas no litoral.
- Volume de chuva previsto de 30 mm na próxima semana.
Norte
- Chuva concentrada na faixa norte do país.
- Previsão de 30 mm de chuva na próxima semana.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
A aquisição da El Abuelo permite à Agrícola Famosa, uma gigante brasileira, garantir o fornecimento de melões e melancias durante os 12 meses do ano, algo inédito para o mercado europeu. Empresa se torna maior exportadora de frutas da Europa. Produto à base de cama de aves desenvolvida pela Terraplant reduz uso de produtos químicos Continue Reading Uso de fertilizantes organominerais ganha espaço na cafeicultura brasileira A decisão foi comunicada pelo presidente da Turquia, durante retorno da Cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro, Brasil. Erdoğan afirmou que o governo está empenhado em tornar a carne mais acessível e instruiu o Ministro da Agricultura e Florestas, İbrahim Yumaklı, a agilizar o processo de importação, caso necessário. A resposta brasileira foi rápida e coordenada. Cadeia produtiva de bovinos, incluindo frigoríficos como JBS, Marfrig e Masterboi interromperam o abastecimento às lojas do grupo deixando o Carrefour sem carne, e já faltam alguns cortes. Continue Reading ‘Boicote ao boicote’: cadeia produtiva de bovinos quer deixar o Carrefour sem carne Tri Grande Campeã da raça Nelore, com os títulos da Expoinel em 2023 e 2024 e da Expozebu 2024 Carina FIV do Kado acaba de entrar para a história como a vaca mais valorizada do mundo, quebrando o recorde anterior de Viatina-19
Continue Reading Vaca Nelore Carina FIV do Kado bate recorde mundial de valorização Segundo o CEO da companhia, a Jonh Deere possui uma estratégia robusta para minimizar os impactos das tarifas, com forte presença de fabricação nos Estados Unidos.
Continue Reading Jonh Deere enfrenta possíveis tarifas com sólida estratégia, diz CEOGigante brasileira se torna maior exportadora de frutas com receita estimada de R$ 1,4 bilhão
Uso de fertilizantes organominerais ganha espaço na cafeicultura brasileira
Turquia vai intensificar a compra de 600 mil bovinos vivos do Brasil para frear alta da carne
‘Boicote ao boicote’: cadeia produtiva de bovinos quer deixar o Carrefour sem carne
Vaca Nelore Carina FIV do Kado bate recorde mundial de valorização
Jonh Deere enfrenta possíveis tarifas com sólida estratégia, diz CEO