ZCAS e ZCIT provocam instabilidades no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, enquanto o Sudeste e o Sul registram sol com pancadas isoladas de chuva
Nesta terça-feira (7), o Brasil vivencia uma diversidade climática marcante. Enquanto o calor intenso e o céu ensolarado dominam regiões do Sul e Sudeste, áreas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste enfrentam chuvas significativas, influenciadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Confira os detalhes regionais da previsão do tempo, conforme informações da Climatempo.
Sul
No Sul do Brasil, a presença de ventos marítimos traz chuvas isoladas para o litoral norte do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e Paraná, especialmente à tarde. No entanto, o interior e o oeste do Rio Grande do Sul desfrutarão de um dia predominantemente ensolarado, com temperaturas elevadas.
Sudeste
O calor será a marca registrada no oeste de São Paulo, onde não há expectativa de chuva. Já no Espírito Santo e norte de Minas Gerais, uma frente fria estacionária mantém o céu carregado e traz possibilidade de precipitações. No Rio de Janeiro e em áreas de São Paulo, o clima abafado favorece as típicas pancadas de verão no fim do dia.
Centro-Oeste
A atuação da ZCAS deixa o tempo instável em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, com céu encoberto e chuvas frequentes. No Mato Grosso do Sul, o norte enfrenta períodos de chuva moderada a forte, enquanto o centro-sul mantém condições mais estáveis.
Nordeste
Instabilidades atmosféricas causadas pela ZCAS intensificam as chuvas no sul e oeste da Bahia, com risco de tempestades. A ZCIT também contribui para o aumento da umidade no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, provocando pancadas de chuva tanto no litoral quanto no interior.
Norte
A terça-feira será marcada por instabilidade em toda a região Norte. Estados como Acre, Amazonas, Rondônia, Tocantins e Pará devem enfrentar chuvas intensas, acompanhadas de alto risco de temporais.
Escrito por Compre Rural
VEJA MAIS:
- Como criar porco caipira e ter um lucro alto, confira!
- Conheça a ‘chuva sólida’ que reduz irrigação em 90% e aumenta produtividade em até 20 vezes
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.