O Mapa reitera a importância da vigilância contínua e medidas preventivas para preservar a saúde das aves e garantir a segurança alimentar no país; veja
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou hoje, 16, a confirmação de mais um caso de influenza aviária de alta patogenicidade no estado do Paraná. A ave afetada foi identificada como um Trinta-réis-de-bando em Matinhos, elevando o total de casos no país para 147.
Os números atualizados revelam que, até o momento, o Brasil registrou 147 casos da doença, dos quais 3 são em aves de subsistência e 5 em mamíferos marinhos. Entre os estados afetados, o Espírito Santo lidera com 31 casos, sendo 30 em aves silvestres e 1 em ave de subsistência. O Rio de Janeiro apresenta 23 casos em aves silvestres, seguido pelo Rio Grande do Sul com 5 casos (2 em aves silvestres e 3 em animais marinhos).
São Paulo notificou 50 casos, distribuídos entre 49 em aves silvestres e 1 em mamífero marinho. A Bahia registrou 4 casos em aves silvestres, enquanto o Paraná contabiliza 13 casos, todos em aves silvestres. Santa Catarina apresenta 20 casos, divididos entre 18 em aves silvestres, 1 em ave de subsistência e 1 em mamífero marinho. Mato Grosso do Sul completa a lista com 1 caso em ave de subsistência. São Paulo notificou 50 casos, distribuídos entre 49 em aves silvestres e 1 em mamífero marinho.
Atualmente, existem 5 casos suspeitos em investigação em diferentes regiões do Brasil, intensificando os esforços das autoridades para conter a propagação da doença. O Mapa reitera a importância da vigilância contínua e medidas preventivas para preservar a saúde das aves e garantir a segurança alimentar no país.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.