“A FPA tem realizado um trabalho importante representando os produtores rurais no Congresso, assim como mais de 50 entidades presentes aqui no IPA”; confira
De acordo com o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), os agricultores brasileiros não planejam protestos no momento, mesmo em meio à onda de manifestações que tem ocorrido em diversos países da Europa. Lupion ressaltou que as realidades entre o Brasil e a Europa são completamente diferentes.
“A Europa vive um momento completamente distinto do nosso, eles têm um problema sério lá de safra e demandas impostas pelo Parlamento Europeu. Nossa realidade é outra, vamos ter um problema sério de safra, vamos ter um problema sério de crise, mas ainda não vejo a necessidade de colocarmos os produtores rurais na rua para protestar,” disse.
Enquanto a Europa enfrenta desafios significativos em sua safra e demandas legislativas do Parlamento Europeu, Lupion enfatizou que, embora o Brasil também enfrente desafios sérios em sua safra e situação econômica, ainda não é o momento para mobilizações nas ruas. Ele destacou o trabalho realizado pela FPA e outras entidades em representar os interesses dos produtores rurais no Congresso Nacional.
“Ainda estamos no primeiro ano, começando o segundo ano deste governo. A FPA tem realizado um trabalho importante representando os produtores rurais no Congresso, assim como mais de 50 entidades presentes aqui no IPA. Também têm desempenhado esse papel de representação. Então, estamos conseguindo sobreviver, por assim dizer“, ressaltou.
No entanto, o presidente não descartou a possibilidade de protestos no futuro. Ele reconheceu que as discussões sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor agropecuário brasileiro em relação ao governo e políticas públicas têm aumentado, gerando debates sobre a necessidade de manifestações. O deputado mencionou que, historicamente, o setor já se mobilizou em ocasiões como na década de 1980 e durante a securitização da dívida rural, demonstrando a força do segmento.
“Essa onda de protestos lá gera diversas discussões aqui no Brasil sobre o produtor rural brasileiro, de que o governo tem atacado o produtor, tem sido difícil conviver com esse governo, que políticas públicas são muito contrárias a nós, que nós somos sempre vistos como adversários e se nós teríamos a iniciativa de organizar protestos dessa maneira aqui no Brasil”, disse.
“Meu pai era deputado na época e presidente da FPA, inclusive organizou [o protesto]. Milhares de tratores vieram aqui para Brasília, mostrando a força do setor. Talvez chegue o momento de fazermos isso. Acho que ainda não”, afirmou Lupion.
Embora Lupion reconheça a possibilidade de protestos futuros, ele acredita que ainda não é o momento adequado para tal ação, mas ressalta que a mobilização pode ser considerada caso as circunstâncias exijam.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.