
No início da semana passada, a AgRural concluiu uma nova revisão de sua estimativa de produção de soja na safra 2024/25 do Brasil.
A colheita da safra 2024/25 de soja chegou na quinta-feira (20) a 39% da área cultivada no Brasil, contra 23% na semana anterior e 40% um ano atrás, de acordo com levantamento AgRural. Temperaturas mais altas, chuvas mais espaçadas e a pressão para plantar a safrinha de milho dentro da janela deram forte impulso à colheita do Centro-Oeste, com destaque para Mato Grosso, que agora lidera os trabalhos e abre grande vantagem sobre Mato Grosso do Sul e Paraná.
Produção
No início da semana passada, a AgRural concluiu uma nova revisão de sua estimativa de produção de soja na safra 2024/25 do Brasil. A produção é calculada agora em 168,2 milhões de toneladas, contra 171 milhões na estimativa de janeiro. Paraná e Mato Grosso do Sul, que já haviam sofrido cortes no mês passado devido à estiagem, tiveram novo ajuste negativo em suas produtividades. Desta vez, porém, quem puxou o corte na estimativa brasileira foi o Rio Grande do Sul.
Com ritmo forte em MT, plantio da safrinha salta para 64% no Centro-Sul
A área estimada para a safrinha 2025 de milho estava 64% plantada até quinta-feira (20) no Centro-Sul do Brasil, após forte avanço sobre os 36% da semana anterior. Mesmo assim, o percentual plantado seguiu abaixo dos 73% semeados até igual período da safrinha 2023, segundo dados da AgRural. Todos os estados produtores registraram forte avanço durante a semana, mas Mato Grosso e Goiás foram destaque.
Milho verão está 37% colhido no Centro-Sul do Brasil
A colheita da primeira safra de milho da temporada 2024/25, o milho verão, chegou na quinta-feira (20) a 37% da área cultivada na região, contra 29% uma semana antes e 42% um ano atrás, de acordo com a AgRural. Em algumas áreas do Rio Grande do Sul, que segue na dianteira dos trabalhos, a colheita já terminou ou está muito próxima do fim. Nos estados de calendário mais tardio, em contrapartida, a colheita do cereal ainda é lenta devido ao foco dos produtores na soja.
Fonte: AgRural
VEJA TAMBÉM:
- Haddad diz que governo vai editar MP para garantir
- Plano Safra Maior produtora mundial de celulose expande frota de caminhões elétricos de grande porte
- CMN prorroga parcelas de crédito rural a afetados por seca no Nordeste
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.