Agropecuária perde 7,3 mil vagas no estado de São Paulo em outubro, aponta Faesp

Atividades de apoio à agricultura, serviços de preparação de terreno e cultivo de cebola lideram desligamentos do setor no estado

O setor agropecuário paulista registrou saldo negativo de 7.324 postos de trabalho em outubro, de acordo com o relatório do Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp). As demissões atingiram 21.481 trabalhadores, enquanto as admissões somaram 14.157, resultando em uma redução mensal de 2% no estoque de empregos e de 3,2% na comparação anual.

Entre as atividades do setor, o cultivo de milho foi destaque, com a criação de 565 vagas de trabalho, impulsionado pelo início da safra. Contudo, outras atividades extinguiram número expressivo de postos, como os serviços de apoio à agricultura (-1.693 vagas), preparação de terrenos (-1.663 vagas) e cultivo de cebola (-1.292 vagas), reforçando a tendência negativa observada ao longo do mês.

Em nível nacional, o setor agropecuário também apresentou saldo negativo, com a extinção de 5.757 vagas de trabalho em outubro. Apesar do crescimento pontual na criação de postos em algumas atividades, como a produção de sementes certificadas (+4.694 vagas) e o cultivo de soja (+2.209 vagas), o saldo total do setor foi impactado pela extinção de vagas em atividades como serviços de preparação de terreno (-2.204 vagas) e cultivo de café (-1.944 vagas).

Outras informações relevantes sobre o setor podem ser acessadas através do Painel de Dados da Faesp.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM