Produtividade e sustentabilidade na prática; Dia de campo na fazenda Santa Maria, da agropecuária Cutolo, mostra como é possível conciliar alto rendimento às melhores práticas ambientais na produção agropecuária
DIA DE CAMPO AGROPECUÁRIA CUTOLO – Nos últimos anos, produtores de todo o Brasil têm se deparado com um desafio até então difícil de ser superado: aliar produtividade com o respeito ao meio ambiente, uma demanda da sociedade atual. A boa notícia é que hoje, graças às novas tecnologias disponíveis, já é possível conciliar um alto rendimento em campo às boas práticas ambientais na produção agropecuária – tudo isso com uma rentabilidade acima da média nacional.
Um exemplo prático foi apresentado na última sexta-feira (15) durante o primeiro dia de campo do 11º Simpósio Nutripura, realizado na fazenda Santa Maria, em Itiquira. Durante o evento, que reuniu mais de 560 pessoas entre produtores rurais, gerentes de fazendas, estudantes e jornalistas, foram apresentadas as estratégias de manejo e as tecnologias que transformaram a propriedade em referência em produtividade, rentabilidade e sustentabilidade no Brasil.
A visita a campo contou com estações dedicadas aos principais diferenciais da fazenda Santa Maria, como integração lavoura-pecuária, rotação de culturas, estratégias de nutrição e suplementação a pasto, intensificação de pastagens, confinamento e sustentabilidade. As apresentações foram conduzidas pelos técnicos e por professores de universidades renomadas que atuam como consultores da empresa.
“Para nós, foi uma grande oportunidade de mostrar este trabalho que possibilitou a intensificação da produção, o aumento da rentabilidade na pecuária e nos trouxe ganhos importantes em termos de sustentabilidade”, afirma Flávia Cutolo, proprietária da fazenda. “A Nutripura tem sido uma grande parceira. Graças às estratégias desenvolvidas em conjunto, hoje conseguimos uma rentabilidade equivalente na agricultura e na pecuária.”
A produtora destaca o trabalho de planejamento com foco na intensificação por meio da integração lavoura-pecuária elaborado pela empresa e colocado em prática pelos colaboradores da fazenda nos últimos anos. O crescimento expressivo na lotação da fazenda, possível após a adoção de diversas tecnologias, permitiu concentrar todo o rebanho antes espalhado por quatro propriedades, totalizando 16.500 hectares, em apenas 2.300 hectares altamente produtivos.
“A Agropecuária Cutolo tem adotado com sucesso os procedimentos propostos pela Nutripura. Temos como filosofia o foco do cliente, em desenvolver soluções que atendam às suas necessidades”, explica Roberto Aguiar, CEO da Nutripura. “Neste evento, tivemos a oportunidade de mostrar aos produtores o que está acontecendo na fazenda Santa Maria, soluções que podem ser replicadas por qualquer produtor que deseje ser altamente produtivo e sustentável.”
Pecuária de baixo carbono já é realidade em Mato Grosso
Ano após ano, a sustentabilidade vem ganhando cada vez mais importância na pecuária. Impulsionada pelos consumidores e abraçada pelos frigoríficos, esta demanda hoje se tornou um diferencial competitivo na atividade, estratégia já percebida por muitos pecuaristas no estado do Mato Grosso.
A redução na pegada de carbono – número obtido a partir da divisão das emissões da produção pelo volume de carne produzido -, tem sido possível graças ao uso de práticas e tecnologias inovadoras, além de foco na gestão em campo. Os resultados têm chamado a atenção: em muitas propriedades, a pegada de carbono medida já é menos da metade da média observada na pecuária nacional.
A Agropecuária Cutolo é altamente produtiva, atingiu na safra 22/23 uma pegada de carbono 16.7 quilos de CO2 equivalente por quilo de carcaça, um número muito inferior à média nacional, hoje em torno de 60 quilos.
A fazenda deve melhorar ainda mais este índice na safra 23/24, quando espera reduzir a sua pegada de carbono para 14.2 quilos de CO2 equivalente por quilo de carcaça. Os resultados estão diretamente ligados às estratégias definidas em conjunto com os consultores da Nutripura e à introdução da tecnologia KonectPasto, voltada ao monitoramento de pastagens, em duas novas áreas da propriedade.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.