AgTech brasileira incentivou evento que aconteceu na cidade de Uberaba.
Realizado pelo IFTM (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro), com o apoio da Grão Direto, startup líder na comercialização digital de commodities agrícolas no Brasil, o evento teve como tema a Agropecuária 4.0, e reuniu programadores, designers e gestores de negócios para desenvolver soluções inovadoras para o agronegócio brasileiro.
A edição 2021 do Hackathon IFTM, totalmente online, recebeu 30 participantes durante 5 dias, entre 22 a 26 de setembro, totalizando 120 horas de atividades. A programação contou com algumas mentorias e webinars, entre eles a temática “Da ideia ao negócio, e além!”, apresentado pelo Co Founder e CTO da Grão Direto, Frederico Marques.
Com participação especial da Associate Product Manager da Grão Direto, Joyce Nunes, o Hackathon visou promover um ambiente de colaboração. Para Joyce, a parceria Grão Direto e IFTM foi uma forma de agradecer ao instituto pela formação de muitos profissionais de excelência, que hoje fazem parte do time Grão Direto. “Tive a oportunidade também de contribuir com o desenvolvimento desses alunos e principalmente buscar novos talentos para a empresa”, acrescentou.
Lídia Bononi, Coordenadora Geral de Ensino, Pesquisa e Extensão da IFTM, afirma tratar-se de um evento fundamental para que os estudantes tenham contato com um ambiente de inovação e fomento ao empreendedorismo, trabalhando habilidades diversas como proatividade, criatividade e capacidade de trabalho em equipe. Houve também uma conexão dos hackers com outros participantes, mentores e palestrantes, que em diversos casos não se conheciam por terem vínculo com campus distintos do IFTM. “A aproximação empresa-escola pode revelar talentos e trazer para dentro de uma instituição de ensino a visão e realidade do mercado de trabalho”, complementa Bononi.
Entre os desafios desenvolvidos estão:
- Como utilizar a tecnologia para melhorar o aproveitamento de resíduos do processamento de produtos de origem animal e vegetal.
- Como aumentar a conservação e segurança microbiológica dos alimentos por meio de soluções tecnológicas.
- Como melhorar a comunicação das indústrias para os consumidores na transmissão das informações nutricionais e de benefícios à saúde de seus alimentos produzidos.
- Como aumentar a produção de forma sustentável, diante da demanda de alimentos para uma população em crescimento por meio da agricultura digital.
- Como proporcionar ao pequeno produtor soluções simples e acessíveis que proporcionem a implantação da rastreabilidade de sua produção.
Os três projetos vencedores serão divulgados oficialmente na próxima sexta-feira (01/10), a partir das 19h, no canal oficial do IFTM no Youtube: https://youtu.be/sWAkgmF1QQc
- Repúdio ao Grupo Carrefour é tom da semana
- Segundo dia da Semana Internacional do Café destaca práticas sustentáveis na cadeia cafeeira
- Boi gordo tem fôlego para novas altas e preços testam recorde de R$ 360/@; hora de vender?
- CNA projeta queda de 1,9% no valor bruto da agropecuária do Brasil em 2024
- Concurso 3 Corações Florada Premiada anuncia campeãs em celebração com a presença de Padre Fábio de Melo e da cantora Simone Mendes
Você sabe o que é um Hackathon?
Hackathons são eventos que, por meio da interação de profissionais de diversas áreas, promovem o desenvolvimento tecnológico. Estes eventos são caracterizados pela competição entre equipes na proposição e desenvolvimento de novas soluções tecnológicas aplicadas a contextos de problemas e/ou situações inusitadas.
Sobre a Grão Direto
A Grão Direto é uma plataforma líder em comercialização digital de grãos no Brasil, atendendo milhares de produtores rurais e compradores de grandes empresas todos os dias, com negociações tanto no mercado à vista, quanto no mercado a termo (travamentos futuros) e barter (permuta). A Grão Direto conecta produtores e compradores de grãos de forma mais eficiente, segura e moderna. A plataforma também gera inteligência de mercado para que produtores e compradores de grãos tomem melhores decisões, além de mais agilidade nos processos associados à comercialização de grãos. Para mais informações, acesse www.graodireto.com.br.
Fonte: Assessoria de Imprensa