Os destaques foram agroindústria e agrosserviço, respectivamente, com crescimentos de 179 mil pessoas e 815 mil pessoas.
O agronegócio brasileiro empregou 28,6 milhões de pessoas entre abril e junho deste ano, recorde para a série histórica medida desde 2012. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 03, pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e estão no boletim Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro, feito em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O número representa 26,5% das ocupações totais neste período.
Os destaques foram agroindústria e agrosserviço, respectivamente, com crescimentos de 179 mil pessoas e 815 mil pessoas na comparação com o mesmo período de 2023.
Em contrapartida, a população ocupada da agropecuária caiu em aproximadamente 343 mil pessoas, especialmente, com quedas nas ocupações nas culturas de cereais e de cacau.
Na análise com o 1º trimestre de 2024, o número total permaneceu estável, com um leve crescimento de 0,1%, o que corresponde a 40,1 mil pessoas a mais.
Os rendimentos mensais dos empregados recuaram 0,3% na comparação com os primeiros três meses do ano. Já os empregadores tiveram um crescimento 2,6%. Entre os trabalhadores por conta própria, essa alta do rendimento foi ainda maior, de 3,5%.
Segundo o boletim, “observou-se que o crescimento da mão de obra no agronegócio foi impulsionado:
i) por empregados com e sem carteira assinada;
ii) por trabalhadores com nível educacional mais alto – uma tendência observada no setor desde o início da série histórica;
iii) e por mulheres – houve um aumento na participação feminina durante o período”.
Fonte: Agro Estadão
VEJA TAMBÉM:
- Soja: chuvas no Brasil e colheita nos EUA são fatores que afetam Chicago
- Capital paulista recebe Nacional do Cavalo Mangalarga
- Roberto Perosa deixa secretaria de Relações Internacionais; Luis Rua é indicado para assumir
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.