Vaca da raça Holandesa, da variedade Preta e Branca, conquistou o título máximo dos julgamentos de animais do Agroleite 2023; confira outros destaques
A Família de Boer, de Castro-PR, conquistou o título máximo dos julgamentos de animais do Agroleite 2023. A vaca Holandesa da variedade Preta e Branca de 5 anos, BUR JR. MAC DOUGLAS CRISTINA 3474, de propriedade do casal de criadores Reinaldo e Margarida de Boer, junto com os filhos Ronald, Flávio e Frank, é a campeã Suprema das Raças do evento que é reconhecido como a vitrine da cadeia do leite da América Latina.
A emoção bateu forte logo após o anúncio, momento de vibração e de abraços calorosos entre pais e filhos. A família de Reinaldo de Boer também alcançou o título de melhor criador e expositor da raça holandesa preta e branca da exposição. Margarida comenta que é uma conquista muito grande. “Melhor criador é um título que conseguimos em 2003 e eu acompanhei ele (Reinaldo) esses vinte anos lutando, lutando, melhorando genética, fazendo de tudo, ele e os meninos, para conseguir de novo, e esse ano conseguiram com muito sacrifício, e eu estou muito orgulhosa”, comenta a matriarca.
Reinaldo relata que esta é a terceira vez que uma vaca de sua propriedade concorre ao título de Campeã Suprema, mas é a primeira vez que um animal com o afixo BUR JR. conquista a tão desejada faixa. “Da primeira vez que concorremos ao título de suprema era um animal BUR JR., mas a Jersey ganhou aquele ano. Outra vez conquistamos a suprema, mas era um animal que compramos, não era do nosso criatório. Já estávamos na Calçada da Fama como expositor, mas como criador e expositor é a primeira vez”, explica. “O coração está cheio de orgulho, com esperança de dias cada vez melhores. Os frutos não caíram longe do pé, os três filhos trabalham junto conosco na fazenda, esperança de que vai ficar um legado para sempre e terá sucessão”, finaliza o produtor.
A vaca Mac Douglas concorreu com os animais da raça Jersey de 4 anos, Queli Disco Guinther, do expositor Carlos Jacob Wallauer, e da raça Holandesa Vermelha e Branca, também de 4 anos, Constentation Hilux Attico TE, de Alessandro e Marisa Dekkers, que ganharam o grande campeonato das suas raças.
Vaca do Futuro
O melhor animal jovem do evento é do criatório da Agropecuária Salomons, que entrou na pista de julgamento com dois animais para a disputa da faixa: as vacas da raça Holandesa das variedades Vermelha e Branca e Preta e Branca. A campeã, KLASS REINO 2835, eleita melhor bezerra intermediária da raça Holandesa Preta e Branca, competiu com o animal da raça Holandesa Vermelha e Branca de mesmo afixo, KLAAS ESTRELA 2666 TE, que foi campeã da categoria novilha júnior, e com a bezerra sênior da raça Jersey, CRISTINA 394 CAJUN TENFEN.
Charles Salomons, conta que ver os dois filhos entrando com os animais na pista proporcionou uma emoção fora de base. “Fiz o possível e impossível para que meus dois filhos estivessem na pista. Fui buscar o mais novo em Apucarana, temos uma ligação muito forte com o Agroleite. Os meninos trabalharam muito em cima disso, não foi da noite para o dia, tudo foi pensado, calculado desde o começo do ano. O meu foco é o Agroleite, trago sempre os melhores animais, estou com quase 30 aqui”, menciona. Salomons conta que o afixo é uma homenagem ao pai, já falecido, que gostava muito de exposição. “Hoje rezamos umas 10 vezes para ele estar aqui olhando por nós, é muito gratificante tudo isso”, descreve.
Os julgamentos da Vaca do Futuro e da Suprema das Raças marcou o encerramento das atividades do Agroleite 2023. A escolha dos animais foi conduzida pelos dois juízes oficiais do evento, o americano Paul Trapp, que avaliou as duas variedades da raça Holandesa, e Maurício Santolin, que julgou a raça Jersey. Nesta edição, 392 animais entraram na pista de julgamento, sendo 104 da Raça Holandesa na variedade Vermelha e Branca, 144 da Raça Holandesa Preta e Branca e 144 da raça Jersey.
Com experiência de ter atuado em grandes feiras de gado leiteiro ao redor do mundo, o jurado garante que a qualidade dos animais encontrados por aqui se assemelha aos melhores que já viu. “Hoje os animais vencedores do Agroleite poderiam competir em qualquer lugar do mundo, em pé de igualdade com qualquer vaca. Acredito que isso aconteça por conta do avanço genético, de manejo, nutrição e bem-estar animal que evoluíram bastante ao longo dos anos”, explica.
O Agroleite 2023 é um evento organizado pela Cooperativa Castrolanda, realizado anualmente no mês de agosto, em Castro-PR, a Capital Nacional do Leite. É realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Castro.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.