A expansão da Agroindústria foi derivada, exclusivamente, do segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, cuja alta foi de 6,2%.
De acordo com a pesquisa mensal do FGVAgro sobre a Agroindústria, em agosto de 2023, a produção agroindustrial registrou uma expansão de 2,5% frente ao mesmo mês do ano anterior, já com os ajustes sazonais. O resultado foi o melhor mês de agosto dos últimos sete anos.
A expansão da Agroindústria foi derivada, exclusivamente, do segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, cuja alta foi de 6,2%. O segmento de Produtos Não-Alimentícios, por sua vez, registrou novamente contração, de 1,7%.
Como consequência do bom resultado do mês de agosto, a Agroindústria reduziu suas perdas no acumulado de 2023. Até julho, a contração era de (-0,9%) e foi reduzida para (-0,4%).
Diante disso, para que o setor termine 2023 com uma produção física igual a de 2022 (ou seja, taxa de crescimento anual de 0%), é necessário que, no próximo quadrimestre, a Agroindústria cresça 0,8%, em comparação ao mesmo período de 2022. Provavelmente, isso deverá ocorrer, porém, esse crescimento deverá acontecer por conta, exclusivamente, do segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, uma vez que dificilmente o segmento de Produtos Não-Alimentícios deverá registrar expansão em 2023.
As informações são da FGVAgro.
Fonte: Agência Safras
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.