Segunda edição da Agroformosa já tem parte do espaço comercializado para expositores e apresentará nova estrutura de 66 mil metros quadrados
A segunda edição da Agroformosa, feira agropecuária de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia, deve superar as expectativas de público este ano. Realizada de 27 a 29 de junho, a feira terá como tema “Solo fértil, agro forte” e representará um avanço e uma oportunidade para o setor produtivo da região, fomentando negócios e apresentando soluções para os mais diversos segmentos do agro.
Na última semana, o produtor e presidente da Associação dos Criadores de Formosa do Rio Preto (Acrifor), Sabino Gomes Filho, concedeu uma série de entrevistas para veículos da imprensa regional onde destacou os preparativos e as novidades da segunda edição do evento, que já tem 30% do espaço comercializado para expositores. “Não paramos de receber novas marcas e empresas, que estão chegando de todo o Matopiba. Com certeza este ano teremos um evento grandioso”, afirma Sabino.
A Agroformosa, idealizada pela Acrifor, aconteceu pela primeira vez no ano passado e marcou como uma iniciativa de sucesso. Quase cinquenta expositores e mais de 45 mil visitantes estiveram presentes no encontro, que contabilizou volume de negócios em torno de R$5 milhões.
Para este ano, a expectativa é de números recordes em todas as áreas.
Crescimento
Em dezembro de 2023, o evento de lançamento da feira, transmitido ao vivo pela TV, apresentou as novidades e inovações da estrutura do evento, que passou a ocupar uma área total de 66 mil m² no Parque de Vaquejada de Formosa. Anteriormente, a feira acontecia em 32 mil m².
Ainda de acordo com a organização, os mais diversos segmentos ligados ou não ao agro, como insumos, máquinas agrícolas, irrigação, imobiliário, construção civil, energia solar, instituições financeiras e outros farão parte do evento.
“Acredito que até o início de abril teremos todo o espaço da feira ocupado. A procura das empresas e instituições tem sido grande devido ao reconhecimento da Agroformosa na nossa região”, conta Sabino.
Cenário do agro
Em um cenário desafiador para o setor, afetado pelas adversidades climáticas em várias regiões do Brasil e pela volatilidade de preços no mercado, o presidente da Acrifor defende a realização da feira.
Segundo ele, a AGROFORMOSA será ainda mais importante porque reunirá tecnologias, conhecimento e alternativas que serão decisivas para os produtores e empresas.
“Além de fazer negócios, o que é de praxe em feiras, eles encontrarão no evento o melhor lugar de compartilhamento de experiências, soluções e ideias que beneficiará todos os empreendimentos rurais da nossa região, o que é indispensável no enfrentamento dos desafios do setor neste momento”, defende Sabino.
A feira
A AGROFORMOSA é uma feira de negócios que nasceu com o objetivo de prospectar, melhorar e promover a atividade agropecuária de Formosa do Rio Preto, tornando-a ainda mais conhecida não só regionalmente mas também nacionalmente e até mesmo mundialmente. Afinal, o município de Formosa é um dos maiores produtores do país, com capacidade de incrementar ainda mais a sua produção.
Localizado há quase mil km da capital Salvador, no centro do Oeste baiano, o município se destaca nas culturas da soja e milho. A cotonicultura também é muito forte em toda a região.
A cidade faz parte de uma das sub-regiões produtoras, que é composta ainda pelos municípios de Barreiras, Riachão das Neves e Santa Rita de Cássia.
Para a safra 2023/2024, mais de 2,3 milhões de hectares de grãos estão sendo cultivados na região, demonstrando a importância socioeconômica do cenário onde se encontra Formosa do Rio Preto.
A cidade também registra alguns dos maiores números do PIB agropecuário baiano, tendo a pecuária como outra de suas atividades de maior referência. Por lá destacam-se os rebanhos de bovinos, com cerca de 85 mil cabeças de gado, além dos equinos, ovinos e caprinos.
De acordo com Sabino, a feira tem a missão de atrair ainda mais investimentos e desenvolvimento para as cadeias produtivas formosenses. “Temos certeza que a nossa diversidade e potencial serão demonstradas para todo o Brasil na Agroformosa”, conta o presidente.
VEJA TAMBÉM:
- Lula afirma que economia do Brasil crescerá 3% ou mais
- Projeto concede seguro-desemprego para agricultor familiar que perder a safra
- Produtor rural poderá explorar áreas onde a vegetação nativa se recompôs
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.