Uma excelente ferramenta no combate a resistência aos químicos e tem um baixo impacto sobre insetos benéficos às lavouras.
A mosca-branca é uma conhecida praga entre os cotonicultores, ela pode reduzir a produtividade das culturas de 30% a 80%, a depender da infestação. Considerada uma das pragas mais devastadoras do algodoeiro, ela não apenas prejudica a planta com sua sucção de seiva, mas também produz uma excreção açucarada que pode afetar as fibras do algodão, tornando-as pegajosas e prejudicando suas propriedades, afetando toda a cadeia de beneficiamento. Isso resulta em prejuízos que vão desde a extração das fibras até o processamento, qualidade do produto e, finalmente, a lucratividade da indústria do algodão.
Um dos principais desafios no controle da mosca-branca é sua resistência a diversos grupos químicos. No entanto, uma solução inovadora vem à tona, oferecendo uma abordagem mais eficaz e sustentável para os cotonicultores. A EMBRAPA e a multinacional Lallemand Plant Care desenvolveram um bioinseticida formulado a partir de cepa exclusiva do fungo _Cordyceps javanica_. Este bioinseticida, o Lalguard JAVA, demonstrou alta eficiência no controle de ninfas e adultos da mosca-branca.
A renomada entomologista e pesquisadora da EMBRAPA ARROZ E FEIJÃO doutora Eliane Quintela, envolvida no desenvolvimento do Lalguard Java, afirma que _“esta inovação confere proteção às plantas de maneira segura para o produtor, consumidores e para o ambiente agrícola. Comprovamos por um amplo estudo que o Cordyceps javanica apresenta ótima resistência a temperaturas elevadas, o que permite sua utilização em todo o Brasil. Além disso, se apresenta como uma excelente ferramenta no combate a resistência aos químicos e tem um baixo impacto sobre insetos benéficos às lavouras, apresentando-se como uma excelente alternativa aos defensivos químicos tradicionais.”_ Tais características conferem grandes benefícios para a cultura, evitando desequilíbrio no desenvolvimento inicial.
Diante dessas descobertas, a cadeia de produção do algodão se vê diante de um novo horizonte, com maior proteção das lavouras, maior eficiência agronômica e integração de ferramentas biológicas. O Lalguard Java representa não apenas uma solução, mas um passo significativo em direção a um futuro mais promissor para a produção de algodão, destacando-se como um exemplo de inovação e sustentabilidade na agricultura.
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.