Segundo estudos, o Brasil tem atualmente cerca de 8,2 milhões de hectares irrigados com potencial para alcançar 55 milhões, apenas sobre áreas que já estão em uso
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), áreas irrigadas produzem mais de 40% dos alimentos mundiais, mesmo sendo menos de 20% da área cultivada. O Brasil é um dos 10 países com maior área de irrigação, tendo os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Bahia com as maiores áreas irrigadas.
Segundo o Atlas da Irrigação, a incorporação de 4,2 milhões de hectares de área irrigada está prevista para ocorrer até 2040, representando um aumento de 76% em relação ao atual. Este crescimento será acompanhado por uma menor expansão no uso da água (+66%) devido à implementação de métodos mais eficientes. O incremento representa aproximadamente 30% do potencial efetivo de irrigação e apenas 7% do potencial total.
O MapBiomas mostra que a irrigação no Brasil tem experimentado um significativo avanço, aumentando em 3,8 vezes ao longo de 37 anos.
Destaque para a irrigação por pivô central, que utiliza tecnologias inovadoras, como a telemetria do equipamento, monitoramento integrado de recursos hídricos e gestão integrada da plataforma. Estas inovações permitem uma irrigação uniforme, resultando em uma produção mais eficiente, com redução de custos operacionais, economia de tempo, mão de obra e energia. Isso resulta em aumento da produtividade e lucratividade.
O Brasil tem um potencial enorme para crescer no setor de irrigação, principalmente por ser uma tecnologia recente no país. “A agricultura irrigada no Brasil ainda é considerada uma agricultura irrigada jovem, em crescimento, porém com grande potencial. Hoje, segundo estudos, o Brasil tem atualmente cerca de 8,2 milhões de hectares irrigados com potencial para alcançar 55 milhões, apenas sobre áreas que já estão em uso, podendo esse número ser ainda maior ao decorrer dos anos.” ressaltou Helton Franco, CMO da Irricontrol.
O Brasil tem uma abundância gigantesca de água –– concentrando 12% da água doce de superfície do planeta –– nos deixando tranquilos na questão do uso da água para irrigação. Segundo Helton essa essa é uma das grandes vantagens que o Brasil tem em relação a outros países quando se fala de irrigação, porém, além de água, existe um conjunto de fatores que contribui para a expansão na irrigação. Dois outros fatores que influenciam esse crescimento são:
- Disponibilidade e qualidade de Energia elétrica no campo;
- Gestão de recursos hídricos para uma atuação integrada dos diversos setores
Um dos grandes desafios da tecnologia é seu custo, fazendo o agricultor recorrer a linhas de financiamentos para poder adquirir o pacote tecnológico completo, principalmente diante das taxas de juros praticados no Brasil. Na atual conjuntura econômica do país, especialmente com uma Taxa Selic a 13,75% ao ano, o produtor levará entre 3 a 4 anos para pagar o investimento.
No Brasil, o principal fator que influencia o crescimento da tecnologia no campo é a conectividade. Helton nos contou que o Grupo Bauer, através da Irricontrol, criou uma solução que quebra essa barreira de conectividade em campo, fazendo com que cada equipamento possa receber a informação e propagar, gerando uma grande malha de conexão na propriedade. É como se um pivô de irrigação “conversasse” com outro.
A Irrigacerrado, em conjunto com a Bauer do Brasil, será responsável por inaugurar a primeira loja de irrigação no Distrito do Rosário, localizado na região Oeste da Bahia. A revenda será a primeira unidade de irrigação na região. A nova unidade está prevista para ser inaugurada ainda no primeiro semestre e permitirá que os agricultores tenham uma solução em irrigação, com treinamento e suporte técnico especializado.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.