As IAs estão ajudando os processos produtivos na agricultura, mais mercados no território brasileiro começaram a utilizar esses mecanismos
Não é mais novidade para ninguém que a tecnologia está avançando cada vez mais e, consequentemente, está aperfeiçoando alguns processos para a humanidade. De fato, a partir do desenvolvimento das Inteligências Artificiais e com o avanço desse campo de pesquisa, mais mercados no território brasileiro começaram a utilizar esses mecanismos com a finalidade de tornar seus processos produtivos mais eficientes.
Nesse sentido, um exemplo dessa questão que temos é a própria expansão que ocorre na agricultura relativos às Inteligências Artificiais. Ou seja, os algoritmos que são utilizados para o controle do uso das sementes e para monitorar as lavouras, além de previsão do tempo.
- Tocantins deve colher 10,7% mais grãos em 2024/25, com 8,5 milhões de t
- Após dois trimestres em queda, PIB do agro reage no 3º tri, e recuo esperado para 2024 diminui
- Carta Leite – Resultados da atividade leiteira em 2024 deram um respiro
- Cidades que são consideradas verdadeiras potências no setor de agronegócio no Brasil
- Governo lança novo edital e vai pagar de R$ 1,11 milhão para controle e abate de javalis
Inclusive, no estado de Santa Catarina, por exemplo, utilizam-se inteligências artificiais para criar projeções diárias de safras de milho em algumas iniciativas com o intuito de considerar as possíveis estiagens que possam ocorrer.
Nessa perspectiva, vale ressaltar, também, que no ano passado, ocorreram alguns prejuízos nas safras de milho devido às condições climáticas. Foram mais de 4 bilhões de reais, de acordo com o engenheiro de dados José da Silva Junior, que faz parte da equipe do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC). Segundo o engenheiro, “o sistema utiliza modelagem especializada em climatologia agrícola para estabelecer estimativas de safra e estiagem.
As aplicações podem auxiliar no monitoramento, elaboração de políticas públicas e na tomada de decisão de maneira rápida e eficiente, especialmente para pequenos agricultores“. Por fim, ele coloca que a utilização das IA’s está sendo extremamente benéfica para o desenvolvimento das atividades agrícolas.
Fonte: Capitalis
https://capitalist.com.br/agricultura-e-ia-melhorando-o-desempenho-no-campo/