A ideia surgiu, conforme o site Agrofy Argentina, como uma “aventura” do engenheiro – que convocou alguns produtores locais para participar da iniciativa. Feito foi possível utilizando Agricultura de Precisão!
O engenheiro agrônomo Carlos Faricelli fez uma homenagem para Lionel Messi, antes mesmo de o craque argentino se consagrar como herói da conquista argentina da Copa do Mundo 2022, e a homenagem foi em um lugar inusitado: as lavouras de milho do país. Lionel Andrés Messi Cuccittini é um futebolista argentino que atua como atacante. Atualmente joga pelo Paris Saint-Germain e pela Seleção Argentina, onde atuando como capitão venceu a Copa do Mundo do Catar de 2022.
Por meio da agricultura de precisão, o especialista, que trabalha no setor de inovação da Prodeman, em Córdoba, criou cerca de 18 lavouras com o rosto do agora campeão do mundo, o famoso Messi. O uso de tecnologia, como essa utilizada para tal feito, vem permitindo que o campo alcance cada vez mais uma maior produtividade aliada a sustentabildiade.
A ideia surgiu, conforme o site Agrofy Argentina, como uma “aventura” do engenheiro – que convovou alguns produtores locais para participar da iniciativa.
Ele escreveu em seu perfil em uma rede social: “a ideia surgiu duas semanas antes do início da Copa do Mundo, coloquei uma receita digital com os traços faciais de Messi e subi no Twitter desafiando os agrônomos do país”.
A agricultura de precisão, em geral, realiza uma espécie de melhoramento genético do plantio e também funciona como trading. Para esta iniciativa, em específico, a ideia de Faricelli foi usar uma taxa variável de plantio, semeando o milho de forma que, à medida que as plantas fossem crescendo, o rosto do jogador ficasse visível.
O engenheiro agrônomo usou máquinas que se “autogerenciam” por meio da assistência de satélites, para atingir o resultado. Todo o desenho da lavoura é feito por meio de um software de agricultura digital, possibilitando a conversão da imagem de um computador para a plantadeira, que, então, replica na lavoura real, administrando as doses corretas de sementes e fertilizantes.
Confira algumas imagens
O também engenheiro agrônomo, Jorge Luis Pelisson, RTV da The Climate Corporation há seis anos, empresa de agricultura digital ligada à Bayer, e que trabalha em Primavera do Leste (MT), fez uma provocação há duas semanas em suas redes, apontando que “mesmo depois de um sufoco no início na Copa, (a Argentina) está classificada para as quartas de final”.
E no mesmo post informava: “Aproveitando o momento, dois produtores Argentinos e usuários Fieldview, fizeram uma homenagem ao Messi, usando uma prescrição em taxa variável. Bora fazer uma no Brasil.” Quem sabe para a próxima copa.
Para que o rosto de Messi seja uma imagem vista do alto e que vai ter seu ápice de nitidez quando o milho estiver mais maduro, Faricelli montou e tornou pública uma prescrição de agricultura digital para que os produtores a instalassem em um monitor de plantio. Trocando em miúdos para leigos, a tecnologia fez com que o cereal nascesse em períodos diferentes. É essa diferença do desenvolvimento da planta que desenha o rosto do jogador.
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Produtor rural vai emitir nota por meio digital a partir deste ano
- Fazenda mais cara à venda é avaliada em R$ 15 bilhões; veja a lista
Resumindo o que é agricultura de precisão
Agricultura de precisão é um tipo de gestão de informação sobre culturas agrícolas, cujo objetivo é melhorar a atividade de produção agrícola e consequentemente a produtividade e sustentabilidade dessa atividade.
A agricultura de precisão implica uma gestão das parcelas agrícolas que tem em conta a observação, a medida e a intervenção tendo em conta a variabilidade inter e intracultivos, estando associada à utilização de aparelhagem de tecnologia avançada para avaliar e acompanhar de maneira mais precisa as condições das áreas de atividades agronômicas baseada no princípio da variabilidade do solo e clima.
A partir de dados específicos de áreas georreferenciadas, implanta-se o processo de automação agrícola, dosando-se adubos e agrotóxicos.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.