Tiago Bringhenti, de Divisa das Águas (SC), utilizou fixador foliar biológico de nitrogênio da Corteva Agriscience para aumentar o potencial produtivo dos híbridos de milho da Brevant® Sementes; Agricultor produz 220 scs/ha de milho com o B2801PWU.
O cultivo do milho em Santa Catarina representa um protagonismo na agricultura local. Para este ano, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), prevê 2.249,7 milhões de toneladas do grão, com mais de 285 mil hectares plantados. E, para aumentar cada vez mais as produtividades, os agricultores vêm investindo em tecnologia. Foi o que fez Tiago Bringhenti, de Divisa das Águas (SC), que produziu 220 sacas por hectare (scs/ha) com o uso do híbrido B2801PWU, da Brevant® Sementes, e o fixador foliar biológico de nitrogênio Utrisha™ N, da Corteva Agriscience, na última safra.
“Utilizamos, pela primeira vez, a solução biológica Utrisha™ N, da Corteva e notamos vários benefícios na lavoura, como: área foliar bastante verde e espigas com umidade adequada para a colheita, além de uma planta mais sadia e melhor enraizamento. Com o híbrido B2801PWU colhemos mais de 220 sacas por hectare”, destaca Bringhenti.
O catarinense ressalta que, neste ano, pretende utilizar Utrisha™ N em toda a sua lavoura, de 60 hectares. O produtor também utilizou outros híbridos da marca (B2620PWU e B2401PWU) e teve altas produtividades.
Segundo Robson Mauri, diretor de Marketing para Biológicos da Corteva Agriscience, Utrisha™ N conquistou, na última safra de milho 2023/24 (a primeira temporada com a disponibilidade da solução aos agricultores brasileiros), aumento de produtividade de, em média, 7 sacas por hectare com a utilização do fixador biológico em comparação à soluções convencionais, em áreas de alto potencial produtivo, devido ao maior fornecimento de nitrogênio, um elemento essencial na cultura.
“O uso de sementes com biotecnologia, como é o caso dos híbridos da Brevant® Sementes, associado a aplicação do nosso fixador foliar biológico de nitrogênio potencializa a produtividade da lavoura”, destaca.
Utrisha™ N é aplicado de forma foliar e permite à planta a obtenção de nitrogênio durante todo o ciclo da cultura por meio de um modo de ação inédito e inovador. A solução possui uma cepa única da bactéria Methylobacterium symbioticum que entra pelos estômatos das folhas e coloniza completamente a planta dias após a aplicação.
Essa bactéria converte o nitrogênio que está disponível no ar em nitrogênio amônio para a planta, melhorando de forma natural sua vitalidade e contribuindo para que a lavoura atinja o seu máximo potencial de crescimento e produtividade.
Já os híbridos da Brevant® Sementes utilizados pelo agricultor Tiago Bringhenti contam com a tecnologia PowerCore® Ultra, que possui quatro proteínas inseticidas (Cry1F, Cry1A.105, Cry2Ab2 e Vip3Aa20), que conferem auxílio à proteção contra as populações suscetíveis dos principais lepidópteros da parte aérea do milho, como lagarta-do-cartucho, broca-do-colmo, lagarta-armigera e lagarta-da-espiga, e proteção auxiliar superior à cultura contra lagartas de solo, como a lagarta-elasmo, a lagarta-rosca, lagarta-das-vagens e a lagarta-preta-das-folhas.
As tecnologias embarcadas nos híbridos da Brevant® Sementes possibilitam que o agricultor explore todo o potencial produtivo das nossas sementes. É a união entre a genética com as melhores biotecnologias do mercado para auxiliar na proteção da sua lavoura. E, com o manejo com Utrisha™ N, o produtor terá a possibilidade de conquistar uma produtividade ainda maior”, destaca Eder Arakawa, Líder da Brevant® Sementes para Brasil e Paraguai.
Sobre a Corteva
A Corteva, Inc. (NYSE: CTVA) é uma empresa global agrícola que combina inovação e liderança do setor, elevado envolvimento com o cliente e execução operacional para fornecer soluções lucrativas para os principais desafios agrícolas do mundo. A Corteva gerapreferência de mercado vantajosa por meio de sua estratégia de distribuição, junto com seu mix equilibrado e globalmente diversificado de sementes, proteção de cultivos, produtos digitais e serviços.
Com algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura e um pipeline de tecnologia bem posicionado para impulsionar o crescimento, a empresa está comprometida em maximizar a produtividade dos agricultores, enquanto trabalha com stakeholders em todo o sistema alimentar, cumprindo sua promessa de enriquecer a vida daqueles que produzem e consomem, garantindo o progresso das próximas gerações. Mais informações disponíveis no site da Corteva.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Argentina: exportações de lácteos batem recorde de 12 anos e somam US$ 1,69 bi
O resultado representa um crescimento anual de 11% em volume e de 20% em valor na comparação com o ano anterior, refletindo a valorização dos itens comercializados.
Continue Reading Argentina: exportações de lácteos batem recorde de 12 anos e somam US$ 1,69 bi
Estudo revela fatores que reduzem a rejeição a alimentos à base de insetos
Os resultados da pesquisa foram observados a partir de dois estudos, um deles com a degustação de biscoitos feitos com farinha de insetos, realizado em um supermercado no Rio de Janeiro.
Continue Reading Estudo revela fatores que reduzem a rejeição a alimentos à base de insetos
Brasil mira mercado premium e aposta no leite de jumenta após intercâmbio com a China
Avanços das pesquisas brasileiras foram apresentados para estudantes da mais antiga instituição de ensino agrícola da China
Chuvas trazem alívio a produtores de café arábica, mas preocupam os de robusta
A maior umidade após o estresse climático no final de 2025 favorece o enchimento de grãos da variedade, fase decisiva para o bom desenvolvimento da safra.
Continue Reading Chuvas trazem alívio a produtores de café arábica, mas preocupam os de robusta
Pecuária de corte: alta da arroba não salva fazenda sem gestão
Quando a arroba sobe, a euforia engana: por que os ciclos de alta testam mais a gestão do que aliviam a fazenda Por vários autores* – Nos últimos meses, o tema voltou a circular com força no campo. Em rodas de conversa, reuniões e análises de mercado, cresce a expectativa de que o preço da…
Continue Reading Pecuária de corte: alta da arroba não salva fazenda sem gestão
Demanda interna e oferta ajustada sustentam cotações do arroz
Produtores com maior volume estocado buscaram organizar a logística de armazenagem diante da proximidade da nova safra.
Continue Reading Demanda interna e oferta ajustada sustentam cotações do arroz





