
A previsão considera clima dentro da média para o restante o desenvolvimento das lavouras e uso otimizado de insumos, segundo o relatório.
A safra de soja do Brasil 2022/23 deverá somar um recorde de 153 milhões de toneladas, de acordo com relatório publicado nesta segunda-feira pelo adido do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês), que elevou sua estimativa por aumento na expectativa de área plantada e de chuvas para as lavouras.
Anteriormente, o adido havia estimado a safra brasileira em 148,5 milhões de toneladas.
O adido elevou a previsão de plantio para 43,3 milhões de hectares, ante 42,8 milhões de hectares na projeção anterior.
“Considerando que a demanda global deve permanecer robusta, os agricultores brasileiros buscaram reinvestir os lucros de sua última colheita; portanto, a expansão da área plantada deve ficar acima da tendência prevista”, disse.
A previsão considera clima dentro da média para o restante o desenvolvimento das lavouras e uso otimizado de insumos (sementes, fertilizantes, produtos químicos), segundo o relatório.
Ele ponderou que nos Estados do Sul do Brasil as chuvas são necessárias, já que se o tempo seco continuar a produtividade será afetada negativamente.
O adido ainda elevou a previsão de exportação de soja do Brasil para um novo recorde de 97 milhões de toneladas, enquanto o esmagamento no país foi visto em 51,5 milhões de toneladas.
- Trump anuncia taxa de 10% para produtos brasileiros
- Agronegócio bate recorde com 28 milhões de pessoas atuando no setor em 2024
- Resiliência às mudanças climáticas deve guiar investimentos na agricultura, avalia coalizão de ONGs e empresas do agro
- Governo vai lançar programa para apoiar produtores rurais indígenas
- Produção de soja no Matopiba deve registrar um crescimento anual de 11% na próxima década
Ele lembrou que o mandato de biodiesel, que será decidido até março, deverá influenciar o volume de processamento.
Os números do adido não podem ser considerados os oficiais do USDA, cuja estimativa para a produção brasileira é de 152 milhões de toneladas. O órgão vai atualizar os números na próxima quinta-feira.
Fonte: Reuters
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.