A técnica consiste na introdução de agulhas no corpo do animal, em pontos específicos, os quais são interligados por linhas de energia.
Recentemente, veterinários têm visto o uso da acupuntura como grande fator positivo, no que se refere ao tratamento de problemas de saúde em grandes animais. Exemplos disto é um touro, que escapou do abate, e um cavalo, que dava coices de dor, antes de se acalmar após a primeira agulha.
Com sua origem há cinco mil anos, a terapia trata-se de uma técnica da medicina tradicional chinesa, a qual começou a ser utilizada inicialmente em humanos e, a posteriori, nos animais. Na medicina veterinária brasileira, ela passou a ser adotada há cerca de 40 anos.
A técnica consiste na introdução de agulhas no corpo do animal, em pontos específicos, os quais são interligados por meridianos ou linhas de energia. A colocação delas estimula o sistema nervoso e a liberação de hormônios. E a terapia vem trazendo bons resultados no tratamento de lesões em grandes animais, como cavalos e touros, sendo muitos destes [resultados] imediatos, embora outros possam levar mais tempo.
É importante frisar que a acupuntura não é milagrosa, e tem sido utilizada junto à medicina tradicional. Mas ressalta-se, ainda, que os seus benefícios têm estimulado a pesquisa acadêmica e algumas faculdades de veterinária chegaram a incluí-la no currículo.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.