Embora os preços do açúcar sejam impulsionados pelo petróleo e outros fatores macroeconômicos, o adoçante terá dificuldades para melhorar
Os contratos futuros de açúcar bruto na ICE subiram nesta quinta-feira, depois que a Petrobras disse que aumentará os preços dos combustíveis a partir desta sexta-feira, à medida que as cotações globais do petróleo saltaram na esteira da invasão da Ucrânia pela Rússia.
Os altos preços da energia tendem a levar as usinas de cana no Brasil a desviar a produção do açúcar para o etanol.
O açúcar bruto de maio subia cerca de 2%, para 19,32 centavos de dólar por libra-peso, às 11:45 (horário de Brasília).
Os preços do petróleo se recuperaram na quinta-feira, depois que os Emirados Árabes Unidos voltaram atrás em declarações dizendo que a Opep e seus aliados podem aumentar a produção para ajudar a preencher a lacuna nas exportações da Rússia.
De outro lado, as usinas de açúcar indianas assinaram contratos para exportar 550 mil toneladas do adoçante nos últimos dias em meio à alta nos preços globais e uma rúpia fraca, disseram quatro negociantes à Reuters.
Operadores disseram que, embora os preços do açúcar sejam impulsionados pelo petróleo e outros fatores macroeconômicos, o adoçante terá dificuldades para melhorar muito, já que a Índia deve embarcar mais de 6 milhões de toneladas de açúcar nesta temporada.
O açúcar branco de maio subia 1,3%, para 533 dólares a tonelada.
Fonte: Reuters