
Documento assinado pelo Governo de São Paulo e CNAR, com a participação do deputado federal Geninho Zuliani (DEM), prevê a criação de um manual de boas práticas.
São Paulo, 26 de fevereiro de 2019 – O estado de São Paulo deu importante passo em defesa do bem-estar animal em rodeios e eventos esportivos. Em audiência realizada na Capital, na manhã desta terça-feira, 26/02, um protocolo de intenções assinado entre o governo do Estado e a Confederação Nacional de Rodeio (CNAR) prevê a implantação de um manual de boas práticas em eventos com animais.
O acordo foi firmado com a participação do deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP), do secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Gustavo Diniz Junqueira, e do presidente da CNAR, Jerônimo Luiz Muzetti.
“O objetivo deste acordo é criar protocolos para não mais permitir possíveis maus tratos aos animais. É um grande avanço, um momento histórico”, afirmou Geninho.
- Conheça o Baudet du Poitou, curioso burro francês com pelos que parecem dreadlocks
- Rancho Abate é o maior exportador de jumentos Pêga do Brasil
- Anvisa proíbe a comercialização de suplementos alimentares com ora-pro-nóbis
- Gás natural para a indústria é um dos mais caros do mundo, diz CNI
- Brasil deve liderar produção mundial de carne bovina até 2027, projeta Datagro
Também participaram da reunião Roberto Vidal, presidente do Conselho da Confederação Nacional de Rodeio (CNAR); Leo Vidal, presidente da Federação Paulista de Rodeio, e Ricardo Rocha (Bodinho), presidente dos Independentes, além de outros representantes do setor.

O documento, elaborado pela CNAR, contempla normas e procedimentos de segurança e cuidados diferenciados a serem adotados em todo evento esportivo que envolva rodeios e montarias em touros e cavalos. Na ocasião, também foi formado um grupo de estudos sobre o tema.