Vice-presidente executivo da Comissão Europeia ressaltou que conclusão das tratativas trará benefícios políticos e econômicos a ambos.
O vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, defendeu a conclusão do acordo entre a União Europeia (UE) e o Mercosul.
Os comentários foram feitos em discurso preparado para evento na Universidade de Brasília. Dombrovskis disse estimar que este acordo resultaria em um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de até 15 bilhões de euros na UE e de até 11,4 bilhões de euros (cerca de R$ 70 bilhões, na cotação atual) nos países do Mercosul.
“Estamos convencidos de que um acordo entre a UE e o Mercosul é importante, tanto política quanto economicamente”, afirmou ele.
Atualmente, a Uniã Europeia é o principal parceiro comercial e de investimento do Mercosul e seu segundo maior parceiro no comércio de bens, depois da China, ressaltou o representante da comissão.
“Nosso acordo criaria um mercado entre duas regiões com uma população combinada de mais de 700 milhões de pessoas. Esta seria uma das maiores parcerias econômicas e comerciais do mundo”, pontuou Dombrovskis.
Fonte: Estadão Conteúdo
VEJA TAMBÉM:
- Alta dos custos de produção com recuperação de lavouras preocupa arrozeiros gaúchos
- Veja o maior tatu-canastra já capturado por projeto de preservação
- Câmara Setorial de Grãos é reativada pela SAR, Epagri, Cidasc e entidades do setor
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.